Durante visita à Criciúma, ministro Bento Albuquerque conheceu projeto inédito na América Latina e participou do Fórum Parlamentar
O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participou da inauguração de uma planta piloto que promete abater 2,5 toneladas de CO2 por dia. O projeto, que está em fase de testes, foi desenvolvido por pesquisadores do Centro Tecnológico Satc (CTSatc) em parceria com a Eneva S/A. O evento ocorreu em Criciúma (SC).
As pesquisas para a elaboração do projeto, que é pioneiro na América Latina, começaram em 2013. A planta utiliza um material sólido, as zeólitas, que são adsorventes, e funcionam como uma espécie de filtro.
O ministro também recebeu informações sobre a cadeia produtiva do carvão mineral. Segundo ele, “é fundamental esse envolvimento entre a indústria e a pesquisa, principalmente envolvendo a inovação”.
“Tenho convicção, por tudo o que vi aqui e tudo o que já tenho conhecimento, que esse é o futuro sustentável. É disso que o mundo precisa: menos carbono. O Brasil é um exemplo para o mundo, porque 50% da nossa energia é proveniente de energia renovável, e no setor elétrico mais de 80% é renovável. Já somos um exemplo para o mundo em termos de controle do carbono e, com certeza, continuaremos sendo uma referência mundial nesse setor. Para mim, estar aqui hoje, é um motivo de orgulho”, finalizou Albuquerque.
Fórum Parlamentar
O ministro encerrou sua visita ao município participando, juntamente com o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, e do Deputado Daniel Freitas, do terceiro encontro regional do Fórum Parlamentar Catarinense, ocorrido na sede da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC).
Fonte: MME