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DNIT lança nova metodologia de planejamento Custo Médio Gerencial com soluções customizadas para projetos rodoviários

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT divulga a nova metodologia para obtenção do Custo Médio Gerencial – CMG para o modal rodoviário. Diferentemente das versões anteriores, publicadas até o mês-base de julho de 2017, a nova ferramenta possibilita ao profissional o desenvolvimento de estimativas de custo para soluções particularizadas que reflitam situações mais específicas e com valores médios mais assertivos e atuais. O novo Custo Médio Gerencial, desenvolvido em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas, estabelece custos estimados para uso, em nível de planejamento, em projetos de empreendimentos rodoviários – implantação, recuperação, conservação, duplicação, construção e reabilitação de pontes, viadutos e passarelas (Obras de Arte Especiais) – voltados para o provimento de infraestrutura de transportes. Esses custos serão atualizados trimestralmente e estão alinhados com o Sistema de Custos Referenciais de Obras do DNIT – SICRO.

Atualmente, a publicação do DNIT apresenta uma planilha com faixas de custo por quilômetro de via sobre a qual o profissional “encaixa” seu projeto. Pelo novo CMG, o profissional pode definir, de forma interativa, as diversas características que compõem seu projeto e obter um preço final, a partir das opções disponíveis na metodologia. Poder-se-á especificar, por exemplo, que, para um segmento de rodovia de 50 (cinquenta) quilômetros a ser implantado, a solução de pavimentação para os 10 (dez) primeiros quilômetros será em Concreto Betuminoso Usinado a Quente – CBUQ e os demais 40 (quarenta) quilômetros serão pavimentados com a solução conhecida por Tratamento Superficial Duplo – TSD.

Fonte: DNIT

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