Dnit atua no avanço das obras da segunda ponte sobre o rio Paraná
Em reunião realizada na cidade de Hernandarias, Paraguai, as delegações daquele país e do Brasil acertaram detalhes para avanço das obras de construção da segunda ponte sobre o rio Paraná, empreendimento executado sob a supervisão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT na fronteira das duas nações. Também foram discutidos trâmites iniciais para construção da terceira ponte Brasil-Paraguai, que vai ligar Porto Murtinho a Carmelo Peralta.
A previsão é de 30 meses de execução de serviços para conclusão da obra da segunda ponte sobre o rio Paraná. Do lado brasileiro, estão sendo executados os trabalhos de fundação e instalação de canteiro. Do lado paraguaio, após autorização governamental, está sendo iniciada a mobilização para realização dos serviços.
A construção da segunda ponte sobre o rio Paraná vai desafogar o tráfego na Ponte da Amizade, construída em 1965, na qual circulam cerca de 39 mil veículos por dia entre Ciudad del Este e Foz do Iguaçu. A nova estrutura vai garantir maior agilidade para o escoamento da safra agrícola do Paraguai ao Brasil e para o fluxo de produtos brasileiros àquele país.
O diretor de Planejamento e Pesquisa, Luiz Guilherme Rodrigues de Melo, e o Superintende Regional no Paraná, José da Silva Tiago, foram os representantes do DNIT na reunião, realizada na sede da empresa Itaipu Binacional. No encontro, foi informado que a aduana do Paraguai já emitiu resolução que possibilitará o translado, até aquele país, do maquinário, equipamentos e materiais brasileiros destinados à construção da segunda ponte.
As duas delegações concordaram em realizar os esforços necessários para estabelecer mecanismos que facilitem o trânsito de operários, bens de capital, insumos e outros aspectos necessários para aumentar e facilitar a integração econômica e institucional.
Fonte: DNIT