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DNIT alinha as diretrizes da Autarquia para o ano de 2020

As diretrizes para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em 2020 começaram a ser alinhadas dentro da Autarquia. Nesta quarta-feira (29) até a próxima sexta-feira (31), diretores, superintendentes regionais e coordenadores de Administrações Hidroviárias se reúnem, na sede do órgão, em Brasília, para discutir e debater as orientações e ações definidas para serem executadas ao longo do ano.

“A finalidade do nosso encontro é estabelecer diretrizes para o DNIT ao longo de 2020 e termos o direcionamento do trabalho, particularmente dentro das superintendências e administrações hidroviárias, com a missão de alcançarmos o máximo de benefício e retorno para a sociedade brasileira”, explicou o diretor-geral da Autarquia, general Santos Filho.

‪Além de mais integração dentro da própria Autarquia, o encontro tem o objetivo de trazer respostas mais rápidas às demandas referentes a infraestrutura rodoviária, ferroviária e aquaviária do país, além de garantir alinhamentos nas áreas de planejamento e gestão do DNIT.

Logo após a abertura feita pelo diretor-geral da Autarquia, o diretor executivo, André Kuhn, fez uma breve explanação com as orientações da DIREX. Dentre os pontos destacados estão a questão da governança (gestão estratégica), compliance, melhorias de processos, monitoramento dos empreendimentos, análises de riscos e a implementação do Building Information Model (BIM) na Autarquia.

DAF – A sequência do encontro contou com a apresentação das diretrizes de cada uma das diretorias do DNIT. Márcio Medeiros, da Diretoria de Administração e Finanças (DAF), destacou as prioridades dentro da gestão de pessoas, do orçamento e finanças, da tecnologia de informação, dos recursos logísticos e de cadastro e licitações.

DPP – Na Diretoria de Planejamento e Pesquisa (DPP), Luiz Guilherme Rodrigues de Mello reforçou a importância de se desburocratizar o processo operacional e aumentar a eficiência das ações relacionadas ao orçamento, além de abordar programas como o Plano Nacional de Desapropriação e Reassentamento (PNDR), o Programa Federal de faixas de Domínio (PROFAIXA), o Plano Nacional de Contagem de Tráfego (PNCT), o Programa Nacional de Monitoramento de Pavimentos (PROMEDINA) e o Plano Nacional de Manutenção Rodoviária (PNMR). Outro ponto de destaque é a reestruturação e manutenção do Instituto de Pesquisas Rodoviárias (IPR).

DIR – Segundo Euclides Bandeira Neto, os objetivos da Diretoria de Infraestrutura Rodoviária (DIR) em 2020 buscam o aperfeiçoamento dos procedimentos de análise e emissão de empenhos e declarações, além de consumir de forma eficiente os Restos a Pagar (RAP), garantindo melhor gestão sobre os recursos disponibilizados. O Fórum de Planejamento junto às Superintendências Regionais e as Coordenações Gerais também é uma prioridade dentro da diretoria.

DAQ – Na Diretoria de Infraestrutura Aquaviária (DAQ), Karoline Lemos destacou as metas para 2020 e abordou as questões de operação e de manutenção das Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte (IP4), das eclusas, das hidrovias e dos portos marítimos. A diretoria pretende também implantar melhorias nos processos de gestão orçamentária, além de dar continuidade às avaliações periódicas de sua execução, mediante fóruns de desempenho com as Administrações Hidroviárias.

DIF – Segundo Marcelo Chagas, a Diretoria de Infraestrutura Ferroviária (DIF) tem como meta em 2020 a conclusão de obras ferroviárias de contratos em andamento, a contratação de novos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), bem como a execução de projetos de adequações ferroviárias. Atualmente, catalogadas em sistema de controle, existem aproximadamente 175 mil bens. Assim, a DIF envidará esforços para aprimorar os seus procedimentos, com vistas a propiciar economicidade e impulsionar a destinação do patrimônio.

Fonte: DNIT

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