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Distribuição eficiente na logística

A distribuição eficiente é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, especialmente em um mercado tão competitivo quanto o atual.

O contexto logístico no Brasil, como sabemos, é bastante desafiador: da deficiência na infraestrutura das rodovias aos problemas com segurança nas estradas, diariamente, as empresas enfrentam obstáculos que precisam ser superados em prol de uma distribuição eficiente – sobretudo quando consideramos a exigência cada vez maior sobre a experiência de compra dos clientes. Logo, a distribuição eficiente é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, especialmente em um mercado tão competitivo quanto o atual.

Empresas que conseguem otimizar seus processos de distribuição reduzem custos, aumentam a satisfação do cliente e se destacam em um mercado que busca combinar a velocidade, com a precisão e a qualidade das entregas.

Pensando nisso, selecionamos 5 dicas que podem apoiar sua empresa a otimizar seus processos de distribuição.

1. INVISTA EM INOVAÇÃO

Inovar na logística é um passo essencial para melhorar a distribuição e aumentar a eficiência nas operações.

Nesse sentido, tecnologias que contribuem para a automação de armazéns, desenho de rotas mais assertivas de entrega e até tendências emergentes como os veículos autônomos e elétricos estão mudando a cara da logística no Brasil.

E isso porque essas tecnologias não só agilizam as entregas, mas também proporcionam, dentre outros pontos:

  • Maior visibilidade sobre o status dos pedidos;
  • Melhoria do gerenciamento da cadeia de suprimentos;
  • Possibilitam modelos de gestão orientados a dados;
  • Trazem mais segurança para funcionários;
  • Reduzem custos com manutenção e combustíveis.

Além disso, soluções como os sistemas de gerenciamento de transporte (TMS) e sistemas de gerenciamento de armazéns (WMS) permitem maior controle sobre os processos logísticos, otimizando a alocação de recursos, a organização de estoques e o planejamento de rotas.

Em outras palavras: empresas que investem em soluções avançadas conseguem aprimorar o desempenho operacional, reduzir erros e aumentar a satisfação do cliente ao oferecer prazos de entrega mais rápidos com segurança.

Não por acaso, os investimentos em digitalização na logística devem superar US$ 32 bilhões em todo o mundo já este ano, segundo projeção da consultoria Fortune Business Insights.

2. FOCO NA MULTIMODALIDADE

A diversificação dos modais de transporte é uma estratégia importante para aumentar a eficiência da distribuição.

Isso porque, no Brasil, a dependência do transporte rodoviário pode aumentar os custos e os prazos de entrega devido às más condições da maior parte das rodovias espalhadas pelo país. Por isso, estudar estratégias para combinar modais pode ser um caminho interessante para aumentar a eficiência na distribuição e reduzir gargalos operacionais.

Um exemplo: o transporte rodoviário pode ser utilizado para curtas distâncias, enquanto o ferroviário ou hidroviário pode ser uma opção mais econômica para o transporte de cargas a longas distâncias.

Além de aumentar a eficiência, essa estratégia tem o potencial de reduzir as emissões de CO2 no meio ambiente.

3. PLANEJAMENTO DE ROTAS

O planejamento de rotas é um dos aspectos mais críticos da distribuição logística contemporânea e, também aqui, a tecnologia pode ser uma aliada indispensável a partir, por exemplo, do uso de sistemas de roteirização que avaliam fatores como o trânsito, a segurança e até uma melhor sequência para as entregas.

Além disso, a roteirização inteligente também permite prever mais precisamente os horários de chegada, o que melhora a experiência do cliente.

4. OTIMIZE A GESTÃO DE ESTOQUES

A gestão eficiente de estoques é fundamental para garantir que os produtos estejam disponíveis para uma distribuição otimizada, evitando tanto a falta quanto o excesso de mercadorias.

Para tanto, o ideal é investir em sistemas de gestão de estoques que ofereçam controle em tempo real e permitam prever a demanda com maior precisão. Soluções baseadas em inteligência artificial, nesse sentido, podem identificar padrões de consumo e ajustar os níveis de estoque de acordo com as necessidades sazonais ou eventos específicos.

5. CAPACITAÇÃO

Como vimos, boa parte das dicas aqui analisadas têm como base um uso massivo de novas tecnologias. No entanto, para que esses recursos sejam explorados ao máximo e com assertividade, o treinamento de suas equipes é indispensável.

Afinal de contas, toda transformação digital depende de uma mudança cultural e os colaboradores precisam abraçar a inovação como um caminho para maiores níveis de eficiência na distribuição logística.

Fonte: Mundo Logística