Jornal Multimodal

Diretor-Geral do DNIT participa de seminário internacional sobre transporte hidroviário

O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), general Santos Filho, participou, na manhã desta terça-feira (22), da solenidade de abertura do 11º Seminário Internacional de Transporte e Desenvolvimento Hidroviário Interior, realizado pela Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (SOBENA), no auditório da Autarquia, em Brasília.

“Sabemos a relevância que esse seminário tem, principalmente nesse momento especial vivido pelo país, que entra em uma fase de otimismo, com realizações aparecendo, a infraestrutura caminhando bem e com a importância que o governo federal dá para a multimodalidade e para o hidroviário”, explicou o general Santos Filho. “Esse evento vai agregar demais ao DNIT e coloco a Autarquia à disposição para sempre participar de discussões sobre esse tema tão importante”, finalizou o diretor-geral.

Nos próximos três dias, os debates presentes no seminário buscarão fomentar a disseminação de pesquisas e estudos tecnológicos para o desenvolvimento de um sistema eficiente e seguro de transporte hidroviário de cargas e de passageiros no país.

O evento terá sessões técnicas com apresentação de trabalhos técnicos, painéis de debates sobre tópicos mais relevantes do cenário atual, com a participação de acadêmicos, pesquisadores e especialistas do setor assim como conferências selecionadas apresentadas por renomados técnicos e pesquisadores nacionais e internacionais.

A diretora de Infraestrutura Aquaviária (DAQ) do DNIT, Karoline Lemos, destacou a importância de se realizar seminários como esse dentro da Autarquia. “Promover eventos como esse aqui no DNIT nos aproxima ainda mais da nossa missão de buscar a multimodalidade para o país”, afirmou Karoline Lemos. “Temos a oportunidade de trocarmos experiências, conhecimento e pensarmos juntos as melhorias que precisamos implementar no transporte hidroviário brasileiro”, completou a diretora.

Investimento – O secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério de Infraestrutura, Diogo Piloni, ressaltou a importância dessa alternativa logística e de se investir energia na pauta hidroviária. “O ministério deu um primeiro passo, no início do ano, quando estabeleceu a criação de uma secretaria focada nesse tipo de transporte”, afirmou Piloni. “O governo federal tem trilhado o caminho de priorizar obras no setor aquaviário, muito bem desempenhadas pelo DNIT, como a dragagem do Rio Madeira, o derrocamento do Pedral do Lourenço e as obras em IP4s, mas também sabemos que precisamos buscar soluções inteligentes para o melhor aproveitamento do setor hidroviário”, finalizou o secretário.

Fonte: DNIT

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo