Comitiva da CODESA visita o Porto de Algeciras

A comitiva da CODESA que se encontra na Península Ibérica em visita técnica aos portos regionais, esteve no Porto de Algeciras, Espanha. Algeciras é o primeiro porto espanhol e o quarto da Europa em volume de movimentação de cargas.
O presidente do Porto de Vitória, Julio Castiglioni, o diretor de Planejamento e Desenvolvimento Bruno Fardin, e a coordenadora Comercial e de Marketing, Raquel Guimarães, foram recepcionados pelo diretor comercial Javier Lopez e pela técnica Cristina Recio.
A visita iniciou-se pelo VTS, imponente torre de controle de navegação. Com tecnologia de ponta, o sistema monitora parte da costa do Estreito de Gibraltar e da Baía de Algeciras.
Segurança
Em seguida, o grupo foi recebido pela Polícia Portuária (CCCOM), quando foram demonstradas a funcionalidade do sistema que, além da fiscalização do acesso e do patrimônio, utiliza a inteligência analítica para a gestão operacional e de segurança do porto, auxiliando, inclusive, os diretores da companhia na tomada de decisões de caráter empresarial mediante a oferta de dados analíticos qualificados.
Na sede da Autoridade Portuária, a apresentação inicial aprofundou o modelo jurídico de exploração espanhol, que se caracteriza por uma titularidade pública dos ativos do porto, todavia, com autonomia administrativa da autoridade portuária e plena utilização do instrumento de concessões em todo o porto organizado.
Numa apresentação dos projetos de tecnologia, foi demonstrado a vocação de Algeciras para a inovação. Os sistemas buscam a interligação dos serviços desde a entrada do navio no porto, passando pela parte operacional, incluindo ainda os projetos de incentivo a startups dentro da área portuária.
Terminal
Finalizando a visita, a comitiva conheceu o Terminal de Contêineres (APM Terminal), concessão que pertence à Maersk – 64% do volume de movimentação de contêineres movimentados pela Maersk no mundo passa pelo APM Terminal.
Na oportunidade, observou-se a operação do navio Marstal Maesrk, um dos maiores conteineiros do mundo. O gigante dinamarquês, de 399 metros de comprimento e 60m de boca, pode operar até 20 mil TEUS.
Fonte: CODESA