Highlights

Comitiva aprova produção e exportação de melão cearense para China é autorizada

Após análise de requisitos fitossanitários nas lavouras de melão do Ceará e Rio Grande do Norte, a exportação do produto foi permitida pela China. A informação foi confirmada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Sedet) do Estado. Entre 13 e 18 de janeiro, uma comitiva de agrônomos chineses esteve no Ceará para visitar as áreas de produção.

As negociações foram iniciadas ainda em 2019, quando uma comitiva brasileira liderada pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, visitou a China. Um protocolo foi assinado mais recentemente entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Administração Geral de Aduanas da República Popular da China.

Chineses no Ceará
A missão técnica do governo chinês teve como objetivo auditar a certificação fitossanitária nas áreas livres de moscas das frutas (ALP) nos dois maiores estados produtores de melão do Brasil: Ceará e Rio Grande do Norte.

A inspeção foi acompanhada pela equipe técnica da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri). O melão produzido no Ceará já é exportado para União Europeia, Estados Unidos, Chile, Argentina, Uruguai e Rússia, e num futuro próximo para a China e Vietnã.

“Com início das exportações para a China, a expectativa de volume exportado é bastante positiva. O setor deve inclusive ampliar a área plantada”, afirmou na ocasião o secretário-executivo do Agronegócio da Sedet.

Exigências cumpridas
Entre os dias 7 e 9 de janeiro, a Adagri realizou curso para habilitar técnicos em fitossanidade no município de Limoeiro do Norte para atender aos requisitos fitossanitários do governo Chinês.

Fonte: O Povo

Related Articles

Back to top button