Com treze FPSOs em operação e mais dois em construção, a MODEC comemora a eficiência de suas operações no Brasil
O FPSO Guanabara MV31, operado pela MODEC, se destacou como o principal produtor de óleo e gás em maio, conforme revelado pelo boletim da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Localizada na jazida compartilhada de Mero, a instalação produziu 179.546 barris de petróleo por dia (bbl/d) e 11,68 milhões de m³/d de gás.
Este é o quarto mês em cinco que a unidade lidera a produção no Brasil. Além disso, a unidade foi a maior produtora por oito meses seguidos em 2023. Este desempenho contribuiu para o aumento da produção de petróleo no país. Os FPSOs Carioca MV30 e Almirante Barroso MV32 também ficaram no top 5 de maiores produtores, em terceiro e quinto lugar, respectivamente, nesse último mês de maio. O campo de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos, foi o maior produtor de petróleo e gás, registrando 755,46 mil bbl/d de petróleo e 37,01 milhões de m³/d de gás natural. Neste campo, a MODEC opera outros dois FPSOs: o Angra dos Reis MV22 e o Cidade de Itaguaí MV26.
Em junho de 2024, o FPSO Cidade de Campos dos Goytacazes MV29 celebrou seis anos desde que produziu o primeiro óleo nos Campos de Tartaruga Verde e Tartaruga Mestiça da Bacia de Campos. O início dessa operação representou um novo momento para a MODEC, devido à capacidade de produção, ao peso (108,7 mil toneladas) e ao tamanho (335 metros de comprimento) em comparação aos outros navios em operação na época. Em seu primeiro ano, a plataforma alcançou a marca de 99.42% de eficiência operacional, se tornando, até hoje, exemplo para toda a frota. Atracado a aproximadamente 125 km de Macaé (RJ), em lâmina d’água de 765 m, desde o início da operação, em 2018, o FPSO Cidades de Campos dos Goytacazes MV29 produziu mais de 177 milhões de barris de petróleo, uma média de 83 mil barris por dia no período.
Segundo ranking da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), atualmente o navio é o segundo maior produtor da Bacia de Campos, figurando entre os 30 maiores produtores do Brasil. O MV29 foi o 12º FPSO entregue ao mercado brasileiro e consolida a posição de liderança da MODEC no Brasil, em seus 20 anos de atuação no país. Atualmente, a empresa conta com 13 plataformas em operação, dois FPSOs em construção, que chegarão em águas brasileiras até 2027, e outro em fase de desenvolvimento da engenharia.
“Em junho, comemoramos com orgulho o marco de seis anos do FPSO Cidade de Campos dos Goytacazes MV29! Nossa dedicação, competência e trabalho árduo são a base deste sucesso contínuo. O MV29 foi um divisor de águas na indústria, com sua capacidade de processar 150 mil barris de petróleo por dia, 5 milhões de metros cúbicos de compressão de gás/dia e de armazenar 1,6 milhões de barris de óleo bruto.
O MV29 também foi o ponto de partida de novas tecnologias rumo a uma maior eficiência operacional”, comentou o Gerente de Operações do FPSO Cidade de Campos dos Goytacazes MV29, Carlos Cunha. “Iniciar uma nova operação é sempre um desafio, mas contar com uma equipe especialista e com experiência em outras embarcações é a chave para o sucesso operacional de um FPSO. É importantíssimo estimular essa transferência e aproveitamento de talentos entre as operações. O resultado é excelência operacional, com segurança sempre em primeiro lugar”, acrescentou.
Fonte: Petro Notícias