Cerca de 3 mil caminhões com grãos estão parados em terminal do Pará
Cerca de 3 mil caminhões com soja estão parados no porto fluvial de Miritituba, em Itaituba (PA), devido ao elevado fluxo de veículos que seguem para a estação de transbordo do Rio Tapajós. Segundo a Associação Brasileira de Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a fila começou a se formar no da 11.
Em nota, a entidade ressalta que os caminhões não estão atolados, mas que a chuva dificulta a viagem. “O congestionamento na região de Miritituba acontece em um trecho sem pavimento de cerca de 7 km da BR-230, que liga a BR-163 à Estação de Transbordo de Carga (ETC) do Tapajós. A via é de responsabilidade da Prefeitura de Itaituba e a dificuldade no tráfego se dá em função das chuvas e do aumento do tráfego neste momento da safra”, diz a Abiove.
A entidade já reportou a situação ao governo federal, e informou que “a prefeitura [de Itaituba] está trabalhando para mitigar o problema, até que a concessão da BR-163 seja viabilizada, resolvendo definitivamente a questão”.
O secretário de Agricultura de Itaituba, Emanoel do Livramento Pires Júnior, disse ao site “Notícias Agrícolas” que até 10 mil caminhões ficaram em filas no fim da semana passada, mas que o problema vem sendo resolvido com ajuda da Polícia Militar. “A boa notícia é que já foi solucionado. O trânsito ainda é muito intenso na rodovia. Está chovendo muito, mas não está parado mais como antes”, disse Pires Júnior ao site.
No fim de semana, o trânsito de caminhões na região fez com uma enfermeira levasse pela via sem pavimentação um paciente para tratamento de covid-19, como mostra um vídeo bastante divulgado em redes sociais.
A Abiove não vê ainda impacto nas exportações de grãos, uma vez que os problemas têm sido solucionados.
Fonte: Valor