Anote

Ceará projeta hub para produzir e exportar hidrogênio verde

O estado do Ceará está projetando um polo com capacidade para produzir pelo menos 500 mil toneladas de hidrogênio verde por ano, que equivalem a cerca de 2,5 milhões de toneladas de amônia verde, e exportar para a Europa pelos portos do Pecém e de Roterdã, na Holanda, que são parceiros comerciais. O hidrogênio verde (H2V) é visto pelo governo do estado como o combustível do futuro.

Para ser considerado “verde”, o produto é obtido através de fontes renováveis, como energia eólica ou solar e, mesmo durante seu uso, não gera gases causadores do efeito estufa, como o carbônico. Batizado de Hub de Hidrogênio Verde do Ceará, o espaço instalado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, foi lançado neste ano em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec).

A ideia é buscar novos investimentos e ampliar as oportunidades de negócios e geração de empregos no Ceará. Até o momento já foram assinados 18 memorandos de entendimento com empresas nacionais e internacionais para implantação de projetos no hub.

 

 

 

Fonte:Agência Anba

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo