Jornal Multimodal

Cargolift Logística investe no desenvolvimento de sistema de gestão

CCO Matrix-Otimizador administra as demandas e as movimentações realizadas pela transportadora. A Cargolift Logística aposta no investimento em tecnologia e após auxiliar na criação da Matrixcargo – plataforma digital de alta tecnologia para soluções logísticas colaborativas – foca suas ações em um sistema que chega para atender as duas empresas. Trata-se do CCO Matrix-Otimizador, ferramenta que tem como objetivo gerenciar as demandas e movimentações da transportadora.

“A automatização e a digitalização de processos desburocratizam e agilizam rotinas. Se antes era preciso analisar dados em diferentes plataformas, o que demorava, hoje, com a inteligência artificial é possível o processamento de grandes quantidades de dados, de várias fontes, identificação de riscos, insights, tudo de uma forma rápida, possibilitando economia de tempo e eliminando retrabalho humano”, explica o CFO da Cargolift Logística, Rafael Mansur.

O CEO da ateliware, empresa de software que desenvolve produtos e soluções digitais handmade e que trabalha junto à Cargolift no desenvolvimento da solução, Manoel Souza, explica que a necessidade inicial era otimizar as viagens de transporte de cargas visando diminuir o movimento de caminhões com ociosidade, o que consequentemente acarretaria em uma diminuição de custos.

“Primeiro criamos um sistema de captação e gerenciamento de informações, com interação entre transportadora e motoristas por meio de um aplicativo. Depois criamos uma solução envolvendo inteligência artificial para a realização do cálculo do menor custo veículo versus demanda, levando em consideração custo fixo, pedágio, distância do veículo, jornada de trabalho do motorista, tamanho do baú e sua capacidade”, diz Souza.

Segundo a gerente Corporativa de Gente Gestão da Cargolift Logística, Nathalia Anile Santos, revela que a ação envolve diferentes fatores. “O robô precisa entender o nosso processo, as nossas informações, os dados do setor, então nós tivemos de contratar profissionais com conhecimento de programação, mineração de dados, que pudessem ensinar o robô a expertise que reunimos ao longo de 26 anos. Tudo para que o sistema pudesse atender às nossas necessidades.”

Hoje, a gestão e o desenvolvimento de upgrades no sistema, bem como de novos produtos relacionados a ele estão dentro de casa. “Contratamos um time altamente qualificado para trabalhar em melhorias, projetos de expansão e novos produtos. As otimizações proporcionadas pelo sistema estão em franca ascensão pela operação. Nosso otimizador está com uma assertividade de alocações perto dos 95%, reduzindo o tempo de planejamento e custo operacional para execução das rotas. Nosso aplicativo também gera uma grande agilidade operacional, digitalizando todo o processo com os motoristas”, diz o CTO da Matrixcargo, Rodrigo Favero.

Objetivos

Com o uso da inteligência artificial, a operadora informa que a meta é reduzir, no curto prazo, até 20% de sua despesa operacional. “Rodar com pouca carga no baú representa desperdício ao transportador e um preço de frete maior ao cliente, mas chegar ao local para carregar e descarregar antes ou depois, quando há fila de veículos, por exemplo, também significa custo. O nosso sistema consegue avaliar todas as variáveis e indicar o que fazer”, resume o CEO da Cargolift Logística e da Matrixcargo, Markenson Marques.

O executivo continua dizendo que isso ajuda não só as empresas envolvidas, transportador e cliente, como também o meio ambiente, pois desta forma há uma melhor otimização da circulação de veículos, paradas para carregamento e descarregamento estratégicas, bem como todos os custos variáveis, como revisões, trocas de pneus entre outros itens.

 

 

 

Fonte: Portos e Navios

Related Articles

Back to top button