Braskem e Engeflex se unem para produzir um novo produto para colorir a partir de resíduos de plásticos flexíveis
A Braskem, líder de mercado que se diz comprometida com o fortalecimento e concretização da economia circular, e a Engeflex, empresa líder no mercado brasileiro na produção e desenvolvimento de soluções plásticas, desenvolveram uma linha de masterbatches composta 100% por resina reciclada pós-consumo (PCR) Wenew.
O masterbatch é um concentrado de pigmentos ou aditivos que pode ser incorporado a resinas termoplásticas e utilizado para colorir produtos plásticos. O novo masterbatch é produzido com a resina reciclada do portfólio Wenew da Braskem, produzida a partir de resíduos plásticos flexíveis e mais difíceis de serem reciclados. Sua proposta é manter a sustentabilidade de embalagens e artefatos plásticos que já possuem PCR, oferecendo à indústria uma opção de pigmentação mais sustentável.
O produto pode ser utilizado em diversos segmentos como o automotivo, materiais agrícolas, descartáveis, cosméticos, higiene e limpeza, brinquedos, construção civil, moveleira, eletrodomésticos, esportivo, entre outros, como explicou Paulos de Mattos Coelho, líder comercial de Economia Circular da Braskem na América do Sul: “Temos orgulho de participar do desenvolvimento desse novo masterbatch, que amplia as aplicações das resinas recicladas pós-consumo. Essa parceria reforça que a Braskem é uma empresa com soluções circulares de qualidade e que está disponível para auxiliar clientes e brand owners a atingirem seus objetivos de sustentabilidade. Dessa forma, estamos contribuindo para engajar todos os elos da cadeia produtiva rumo à economia circular”.
No comunicado, a Braskem diz que a parceria com a Engeflex reforça o comprometimento da companhia com a eliminação dos resíduos plásticos. A companhia vai ampliar seu portfólio de produtos, incluindo, até 2025, 300 mil toneladas de produtos com conteúdo reciclado; e, até 2030, 1 milhão de toneladas desses produtos. Ainda para 2030, trabalhará para evitar a destinação de 1,5 milhão de toneladas de resíduos plásticos para incineração, aterros ou seu descarte no meio ambiente.
“A circularidade do plástico tem se tornado pauta recorrente em todas as indústrias. Estar nessa importante parceria com a Braskem e oferecer aos nossos clientes uma opção mais sustentável em masterbatches é fazer uma contribuição fundamental para a transição de um sistema linear para o circular”, disse o diretor da Engeflex do Brasil, Thiago Ostorero.
Fonte: Petro Notícias