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Brasil está no topo do ranking mundial de exportação de carne de frango pelo 18º ano consecutivo, responsável por 35% das exportações totais do produto no mercado global

No dia em que se comemora o Dia do Avicultor, 28 de agosto, o Brasil tem muito a celebrar. O País é responsável por 35% das exportações totais de carne de frango no mundo, enquadrando o gigante sul-americano na primeira posição do ranking global de exportação do produto, que desde 2004 assume a liderança. Os Estados Unidos seguem em segundo lugar, com 27% das exportações totais.

Em 2021, foram 14,3 milhões de toneladas de carne de frango produzidas no Brasil. Deste montante, 32% foram exportados para mais de 150 nações, gerando uma receita de US$ 7,6 bilhões. As exportações dos primeiros meses de 2022 já indicam que os números do ano anterior serão superados: até julho, já foram mais de 2,8 milhões de toneladas de carne de frango exportadas e US$ 5,6 bilhões gerados em receita, número 33,3% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

A carne de frango é um dos alimentos mais requisitados ao redor do mundo. Além de ser uma opção mais saudável e equilibrada comparativamente a outros produtos de origem animal, é financeiramente mais viável. A demanda pelo produto brasileiro no mercado global pode ser atribuída aos cuidados sanitários e sustentáveis empregados pelos produtores, que se dedicam para entregar produtos de qualidade. Mas outros fatores contribuem para o expressivo posicionamento internacional do Brasil no setor de avicultura.

Como o Projeto Setorial Brazilian Chicken, que apoia 64 empresas – sendo 45 focadas apenas na avicultura – e executa mais de 80 ações que vão desde levar os produtores para exporem em feiras internacionais até ativações com embaixadores para promover os produtos de aves e suínos no exterior. O programa é desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

“Junto com a ApexBrasil, nós levamos para o mundo o sucesso dessa produção. Um dos fatores que fazem o Brasil ser o maior exportador mundial de carne de frango é o sistema integrado. Nós realizamos o trabalho de capacitar os produtores para que possam entrar com o que eles têm de melhor, que é a sua experiência, e as indústrias fecham parcerias oferecendo a tecnologia necessária para a produção”, explica a head de marketing da ABPA e gerente do projeto, Isis Sardella.

Produto customizado

Embora este seja o 7º produto mais exportado do Brasil, mais de 67,8% da produção da carne de frango é destinada ao consumo interno. Sardella afirma que não há diferenciação entre o que é exportado para o que fica, ambos os públicos recebem produtos com a mesma qualidade. A única diferença são as especificidades de cada local. “Em termos de produto, o Brasil é o único que atende o pedido de mercados específicos e se adapta a cada um deles. Existe toda uma logística para que o frango seja aproveitado por inteiro. Além disso, a indústria avícola não mede esforços para atender as demandas de cada local”, detalha a gerente.

Os principais destinos de exportação da carne de frango são a China e os Emirados Árabes Unidos. Para este segundo, é necessário que a produção seja feita seguindo os parâmetros de qualidade da cultura islâmica, que exige a chamada certificação Halal, obtida através da auditoria do processo de abate inspecionado por câmaras árabes no Brasil. Este é apenas um dos exemplos que demonstram o processo para garantir a qualidade da mercadoria que chega até a mesa do consumidor, mas o manejo do sistema merece destaque quando o assunto é diferencial.

Fonte: Apex-Brasil

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