Belém recebe outra operação com a 2ª maior aeronave cargueira do mundo
“O astro está de volta!”, declara hoje a Infraero, diante da segunda visita do grande “Ruslan” ao aeroporto da capital do Pará, dessa vez debaixo de bastante água em um dia chuvoso.
O Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans (PA) recebeu, nesta quarta-feira (3/3), mais um pouso da segunda maior aeronave cargueira em operação no mundo, o ucraniano Antonov An-124 Ruslan. Previsto para chegar de uma parada técnica em Paramaribo, o grande jato cruzou direto de Orlando, nos Estados Unidos, para o Brasil.
Proveniente da Austrália com 10 escalas ao cruzar Oceania, Ásia, Europa e as Américas, o voo chegou à capital paraense às 17h11 com equipamentos que serão transportados em carretas para o interior do Pará. Antes da aproximação, o Antonov ainda efetuou 3 órbitas de espera por cerca de 40 minutos em função do mau tempo em Belém.
Essa é a terceira de quatro operações cargueiras de grande porte no Val-de-Cans, que contou com o planejamento da Infraero e do Terminal de Cargas de Belém (TECA) – administrado pelo Grupo Porto Seco Centro-Oeste.
De acordo com a assessora comercial e coordenadora da operação do Terminal de Cargas, Vanessa Palheta, a “comunicação com o cliente, a parceria com a administração aeroportuária da Infraero, a liberação pelos órgãos anuentes, bem como toda a estrutura e equipe do Terminal de Cargas para a armazenagem, fazem com que todo o planejamento seja realizado de forma segura”.
O Aeroporto Internacional de Belém já recebeu os dois modelos de aeronaves da atual operação em anos anteriores. Em junho de 2015 recebeu o Antonov An-124, e em setembro 2017, recebeu o 747-400F.
Após esta passagem de hoje, restará apenas mais uma visita dos gigantes em Belém no próximo sábado, 6 de março, quando o mesmo AN-124 de matrícula UR-82008, que fez a primeira operação na semana passada, estará de volta, com pouso previsto às 17h00.
Fonte: Infraero