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Azul Cargo Express completa 11 anos com força no transporte aéreo de cargas

A Azul Cargo Express completa neste mês 11 anos de serviços no Brasil. E, mesmo em um ano desafiador, marcado pela pandemia do novo coronavírus, a unidade de cargas da Azul comemora bons resultados e muitas conquistas, ocupando a liderança do mercado de cargas no país.

Com um modelo de negócios de encomendas expressas e entregas porta a porta, a Azul Cargo Express apresentou um crescimento de 36% em receita no primeiro trimestre de 2020 na comparação com o mesmo período de 2019. Nestes meses que impuseram algumas dificuldades às operações aéreas, principalmente logísticas, a empresa conseguiu se destacar e se reinventar, utilizando os assentos e compartimentos superiores de aviões de passageiros para transportar cargas, por exemplo.

E os esforços mostraram resultados: apesar da redução dramática da malha no período, a Azul Cargo manteve sua receita estável, apenas 0,8% menor no segundo trimestre de 2020 em comparação ao mesmo período do ano passado, mesmo com a redução de 83% na capacidade ano contra ano. A companhia espera, ainda, um aumento recorde no faturamento e volume de cargas no terceiro trimestre de 2020, principalmente com o crescimento do transporte para o e-commerce neste período.

“Quero agradecer aos nossos Tripulantes, representantes e Clientes que fazem com que tenhamos sempre mais vontade de inovar, pensando e desenvolvendo produtos e serviços personalizados e diferenciados nesse mercado. Nosso foco sempre está na qualidade e em promover soluções logísticas que sejam viáveis para cada tipo de Cliente, para atender todo tipo de demanda. Esse cenário nos mostrou o quanto somos adaptáveis e que podemos chegar a qualquer lugar. Ainda temos muito para crescer e estamos confiantes com o que vem por aí”, celebra Izabel Reis, diretora da Azul Cargo Express.

Capacidade de adaptação

De olho na demanda pelo transporte de cargas e com menos trânsito de passageiros, a Azul Cargo conseguiu autorização junto à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para adaptar alguns aviões de passageiros e passou a utilizar toda a cabine das aeronaves Airbus A320 e A330 para o transporte de cargas, e não apenas os porões da aeronave. Com isso, a empresa expandiu sua capacidade em 30%.

No primeiro voo, que saiu de Campinas com destino à Belém, um A320Neo nas cores da Azul, transportou sete toneladas de cargas. Além dos porões, os assentos, os bins (compartimentos de bagagem superiores) e o espaço embaixo das poltronas dos aviões foram usados para acomodar as cargas, com o objetivo de continuar carregando suprimentos para as cidades e estados do Brasil em meio à pandemia. Entre os carregamentos, itens importantes foram levados de um ponto a outro do país, como medicamentos e equipamentos hospitalares.

Voos inéditos na história da companhia

Em meio à situação de emergência sanitária, a Azul Cargo realizou operações até então inéditas para a história da companhia e, pela primeira vez, pousou uma aeronave do outro lado do mundo, em uma operação logística complexa. Ao todo, foram realizados cinco voos para a China que trouxeram ao Brasil e para alguns outros países da América Latina 20 toneladas de respiradores, 4.8 milhões de testes rápidos e 15 toneladas de equipamentos de testagem para ajudar no combate à Covid-19.

 

 

Fonte: Aeroin

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