Autoridades portuárias vão conhecer modelos de plataforma na Europa
Os portos de Felixstowe e Southampton, no Reino Unido, e de Hamburgo, na Alemanha, serão os cenários de uma visita técnica a ser realizada como parte do projeto Sistemas Comunitários Portuários (Port Community Systems, no nome original em inglês).
A agenda vai até o próximo dia 6. Santos está entre os quatro portos brasileiros que vão participar da construção de um Port Community System (PCS). O projeto é viabilizado pelo Prosperity Fund, fundo de investimento britânico para países em desenvolvimento.
O plano prevê a integração de sistemas de controle do comércio exterior (federais) e de informações existentes em uma única plataforma, o PCS. Além disso, estão previstas mudanças em processos. Assim, espera-se reduzir em um dia o tempo necessário para exportações e em dois dias para importações.
A visita técnica ao porto alemão e aos complexos portuários ingleses, que contam com seus próprios PCS, terá a participação do diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Casemiro Tércio Carvalho. Também estarão na comitiva mais representantes da Autoridade Portuária e os presidentes dos portos de Suape (PE), Leonardo Cerquinho, e de Paranaguá (PR), Luiz Fernando Garcia e Silva. O diretor de Relações com o Mercado e Planejamento da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Jean Paulo Castro e Silva, vai representar os portos do Rio de Janeiro e Itaguaí.
Técnicos da Secretaria de Comércio Exterior, da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários e da Receita Federal também estarão na comitiva, coordenada pelo consórcio Palladium, responsável pelo projeto PCS. O Porto de Felixstowe é o maior e mais movimentado complexo de contêineres da GrãBretanha. Cerca de 4 milhões de TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) passam por ele, que recebe cerca de 3 mil navios por ano. Já Southampton movimenta mais de 1,5 milhão de TEU por ano, além de cerca de 820 mil veículos.
Hamburgo é o terceiro maior porto de contêineres da Europa, tendo operado 136,6 milhões de toneladas de cargas, além de 9,3 milhões de TEU, em 2019. Autoridade Portuária Procurada, a Codesp informou que a visibilidade internacional da missão vai colaborar para o posicionamento mundial da empresa e ampliar a rede internacional de portos conectados. “Os objetivos da participação em missões internacionais são: internalizar boas práticas relacionadas à atividade portuária, capacitar a equipe técnica com relação às tendências globais, prospectar novas oportunidades de negócios e parcerias e fazer o posicionamento global da marca”.
Projeto
O montante a ser aportado no projeto Port Community System é de 17 milhões de libras, quase R$ 100 milhões. O valor será investido principalmente na construção de plataforma digital.
Fonte: A Tribuna