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Atrasos em navios na China aumentam o caos comercial

A indústria naval global, já exausta por choques pandêmicos que estão aumentando as pressões inflacionárias e atrasos nas entregas, enfrenta o maior teste de resistência até então.

Quando um dos portos mais movimentados da China anunciou que não aceitaria novos contêineres de exportação no final de maio devido a um surto de Covid-19, deveria estar funcionando novamente em alguns dias. Mas, à medida que o desligamento parcial se arrasta, está prejudicando ainda mais as rotas comerciais e elevando ainda mais os preços recordes de frete.

O Porto de Yantian agora diz que estará de volta ao normal no final de junho, mas assim como demorou várias semanas para os horários dos navios e cadeias de abastecimento se recuperarem do bloqueio do navio no Canal de Suez em março, pode levar meses para o acúmulo de carga em sul da China para limpar enquanto as ondas radioativas chegam aos portos de todo o mundo.

“A tendência é preocupante, e o congestionamento incessante está se tornando um problema global”, disse a AP Moller-Maersk A / S , transportadora de contêineres número 1 do mundo, em um comunicado na quinta-feira.

A situação no sul da China é outra “em uma série de desastres que vimos atormentar a cadeia de abastecimento global”, de acordo com Nerijus Poskus, vice-presidente de estratégia oceânica e desenvolvimento de transportadoras da Flexport Inc., que fabrica software que ajuda as empresas a gerenciar seus redes de fornecimento.

Ele estimou que o congestionamento em Yantian levará de seis a oito semanas para desaparecer.

Esse cronograma é um problema porque estende as interrupções até o final do verão, período de pico de demanda dos EUA e da Europa, onde varejistas e outros importadores reabastecem os depósitos antes da corrida para as compras de fim de ano.

Normalmente barato e invisível para empresas e consumidores, o frete marítimo, agora mais caro do que nunca, tornou-se uma ameaça de dois gumes para a economia mundial: agindo ao mesmo tempo como um entrave ao comércio e um potencial acelerador da inflação. Nos EUA, na quarta-feira, os formuladores de políticas do Federal Reserve aumentaram suas projeções de inflação em parte porque gargalos se formaram à medida que a oferta não acompanha o ritmo da demanda.

Os dados da Drewry Shipping divulgados na quinta-feira não mostraram nenhuma redução, já que as taxas de contêineres em várias rotas continuaram subindo, incluindo um aumento para US $ 11.196 por uma caixa de 40 pés de Xangai para Rotterdam. Isso é um aumento de quase sete vezes em relação ao ano anterior.

Navios desviados

Embora a situação no porto chinês esteja melhorando, na quarta-feira ainda havia um tempo médio de espera de 16 dias, de acordo com um comunicado separado da Maersk, de Copenhague, que está desviando a maioria de seus navios para outro lugar em junho.

Mas o redirecionamento da Maersk e de outras empresas provavelmente só aumentará o congestionamento e os atrasos nos portos próximos, disse o comunicado .

Alguns varejistas nos Estados Unidos começaram a informar os clientes que desejam comprar móveis novos feitos na China que a entrega pode levar até 10 meses, mesmo se eles fizerem um pedido agora, de acordo com Steve Kranig, diretor de logística da IM-EX Global Inc. o congestionamento portuário em Guangzhou e Shenzhen também afetou montadoras no sudeste da Ásia, que importam matérias-primas para fazer poltronas e mesas para exportação para os EUA, disse ele.

“Eu esperaria mais atrasos porque em breve eles vão competir com a carga que é para a próxima temporada de Natal. Uma vez que os estoques estão tão baixos, espero que os grandes varejistas tentem aumentar seus produtos para vender a tempo para o feriado ”, disse Kranig.

Capacidade máxima

Mesmo sem o bloqueio de Suez ou atrasos nos portos, o sistema de transporte global provavelmente ainda estaria lutando com a capacidade máxima. As exportações da China e de outras nações asiáticas estão em níveis recordes, com a reabertura das economias dos Estados Unidos e da Europa e outros mercados, como a Índia, comprando produtos médicos para ajudar em seus surtos em curso.

O boom comercial da China não mostra sinais de diminuir, com as exportações sendo a terceira maior já registrada em maio e o terceiro e o quarto trimestres geralmente os maiores períodos de comércio em qualquer ano.

Comércio Marítimo Forte

“Ainda há uma série de pontos problemáticos que representarão desafios para o comércio global e as atividades de logística no segundo semestre de 2021”, de acordo com Nick Marro, analista-chefe de comércio global da Economist Intelligence Unit em Hong Kong. “O maior risco serão surtos recorrentes de Covid-19, que provavelmente podemos ver como inevitáveis ​​devido às novas variantes, mas isso também incluirá fornecimento e demanda incompatíveis de espaço para contêineres e gargalos logísticos existentes nos principais portos ocidentais.”

Algumas das mercadorias que não puderam sair da China por Yantian foram desviadas para outros terminais próximos, como o operado pela Guangzhou Port Co. Isso causou atrasos periódicos lá, embora o congestionamento tenha diminuído muito, um trabalhador que só deu uma família nome de Lin disse quinta-feira.

Mesmo assim, isso não foi suficiente para compensar as interrupções em Yantian, que podem ter afetado o equivalente a cerca de 1 milhão de contêineres de 20 pés até agora, de acordo com Peter Sand, analista-chefe de navegação da Bimco. Yantian lida com cerca de 13 milhões por ano.

“Adicionar outra interrupção ao atual estado de emergência está obviamente tornando uma cadeia de suprimentos esticada ainda mais frágil”, disse ele.

Linha de Âncora

Existem atualmente 139 navios porta-contêineres ancorados na costa da China, cerca de 50% a mais do que a média de meados de abril até o início de maio, de acordo com a análise de dados de navios da Bloomberg .

Algumas mercadorias pararam de ser enviadas. Chong Junxiong possui uma empresa de roupas chamada Genesis Group Pte. Ltd. em Cingapura, e contrata a produção para um fabricante em Dongguan, perto de Shenzhen. Não apenas seu fornecedor foi fechado por causa da Covid, mas ele não pode receber nenhuma entrega, pois os embarques também foram interrompidos.

“Há gargalos nos portos de todo o mundo por causa dos surtos da Covid – as pessoas não vão trabalhar com os mesmos números e não estão trabalhando na mesma velocidade que faziam antes da pandemia”, disse Bjorn Hojgaard, CEO da Anglo -Eastern Univan Group, uma empresa que gerencia operações para uma frota de 700 navios em todo o mundo, incluindo desde tanques a granéis e navios porta-contêineres.

“A recuperação dos embarques está demorando mais do que o esperado há alguns meses, mas tenho esperança de que no quarto trimestre de 2021 e no primeiro trimestre de 2022 veremos a retomada da atividade em muitas partes da economia global e certamente uma normalização de alguns dos desafios que enfrentamos no transporte ”.

 

 

Fonte:  Bloomberg

 

 

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