Anote

Argentina e China renovam acordo de usarem yuan nas relações comerciais entre si

A Argentina e a China renovaram na última sexta-feira (02/06) o acordo para usarem yuan, em vez de dólar, nas relações comeciais entre os dois países. O acordo foi assinado em Pequim pelo presidente do Banco Central da República Argentina (BCRA), Miguel Ángel Pesce, e pelo presidente do Banco Popular da China, Yi Gang, durante uma viagem comandada pelo ministro argentino da Economia, Sergio Massa.

O comunicado oficial divulgado pelo BC argentino menciona “a renovação antecipada do swap de 130 bilhões de yuans pelo prazo de 3 anos” e, além disso, “um procedimento de ampliação” dos montantes de disponibilidade imediata “de 35 mil a 70 mil bilhões de yuans”, equivalente a cerca de 10 bilhões de dólares. A soma está destinada ao “intercâmbio comercial entre os dois países”, de acordo com a declaração.

A Argentina pagará as importações da China em yuans, moeda na qual será aberta uma conta no Banco Central argentino. O primeiro acordo como este com a China foi assinado em 2009 e foi renovado por diferentes governos.

Fonte: Estadão

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo