ANTAQ participa de audiência pública na Câmara dos Deputados sobre reativação da Hidrovia do São Francisco
O superintendente substituto de Regulação e o gerente substituto de Regulação da Navegação Interior da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, Sérgio Oliveira e Pedro Souza, respectivamente, participaram hoje (12) da audiência pública sobre a viabilidade da reativação da Hidrovia do Rio São Francisco, realizada na Comissão de Viação e Transportes, da Câmara dos Deputados, em Brasília.
Atendendo requerimento do deputado Paulo Guedes (PT/MG), o debate reuniu a diretora de Infraestrutura Aquaviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Karoline Lemos; o técnico da Codevasf, Athadeu Ferreira, representando o Ministério do Desenvolvimento Regional; o coordenador-geral substituto de Administração Hidroviária do DNIT, Hadson Barbosa; e o diretor de Planejamento da Empresa de Planejamento e Logística S.A. (EPL), Rafael Benini.
Foram colocados à mesa de trabalhos as obras necessárias para reativação da navegabilidade dos rios que compõem a bacia do São Francisco, implantação da sinalização em diversos trechos da via e a necessidade de uma gestão integrada das águas dos rios para que a hidrovia tenha água suficiente para navegação o ano todo.
Segundo o superintendente substituto de Regulação da ANTAQ, Sérgio Oliveira, existem atualmente em atividade ao longo da hidrovia dez travessias operando na região no transporte de veículos e passageiros. Os dados da ANTAQ mostram ainda que 51 empresas estão atuando nessas travessias.
“Com certeza, o potencial da Hidrovia do São Francisco é muito grande, e a ANTAQ apoia os esforços que venham a ser envidados para recuperar o rio como uma via importante para o transporte de cargas e passageiros”, afirmou Oliveira.
Com 2.354 km de extensão, a hidrovia se estende pelos rios São Francisco, Paracatu, Grande e Corrente. A Bacia do Rio São Francisco, com 641 mil km² de área, representa cerca de 7,5% do território nacional, e se distribui por Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Goiás, e Distrito Federal.
“Por todas essas considerações, a retomada da Hidrovia do São Francisco pode ser um marco no transporte de mercadorias no Brasil”, acredita o deputado Paulo Guedes. Para ele, com a hidrovia será possível “ter um transporte mais barato, com uma demanda de carga já existente, sendo necessário apenas regularidade para que seja montada uma logística satisfatória que atenda aos interesses comerciais”.
Ainda de acordo com o deputado, estudos comprovam uma demanda reprimida de mais de 2 milhões de toneladas de carga perene vocacionada para a hidrovia.
Pela manhã, foi instalada na Câmara dos Deputados a Frente Parlamentar em Defesa da Hidrovia do São Francisco. A frente é presidida pelo deputado Paulo Guedes.
Fonte: ANTAQ