Airbus acredita que até 2030 haverá mais uma grande fabricante de aviões no mundo
No final do ano, por sua vez, vem ao mercado o modelo C919, um jato de médio porte que concorre diretamente com o A320 e o 737. No entanto, ele ainda é visto com ceticismo pelas empresas tradicionais e, portanto, é na China que ele “fará seu nome” e conquistará a confiança do mercado. Com o tempo, e provando sua confiabilidade, a Comac começará a abrir portas em outros países.
Não há de se duvidar da China, já que o país deixou, há muito tempo, de ser famoso apenas por produtos de baixa qualidade. Hoje em dia, algumas das tecnologias mais avançadas do mundo, que estão em produtos de empresas de todo o mundo, são fabricadas pelos chineses. É isso que eles prometem com seus novos aviões.
Se isso se confirmar, a entrada de um terceiro jogador no mercado, formando um triopólio (se é que essa palavra existe), aumentará a pressão sobre a Airbus e a Boeing, que se virão obrigadas a baixar os preços de seus produtos. Será, certamente, um movimento muito interessante de se acompanhar, afinal indústrias aeronáuticas de grande peso não nascem todos os dias.