Aconteceu o workshop Gás Natural da Amazônia–Garantia de Desenvolvimento Sustentável para o Estado
A Rosneft e o Governo do Estado do Amazonas realizaram o workshop “Gás Natural da Amazônia – Garantia de Desenvolvimento Sustentável para o Estado”. Com a presença do governador do Amazonas, Wilson Lima, o encontro debateu a importância do projeto de Gás do Solimões para a economia do Amazonas e do país. O evento será aberto pelo vice-diretor da Rosneft Brasil, Alexandre Quadrado.
Entre as autoridades e especialistas do setor presentes estavam o deputado federal e presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, Silas Câmara; o secretário estadual de Planejamento, Desenvolvimento, Tecnologia, Ciência e Inovação do Estado do Amazonas, Jório Veiga; a diretora do Departamento de Gás Natural do Ministério de Minas e Energia, Symone Araújo; o diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis (ANP), José Cesário Cecchi; além do diretor de Estudos de Petróleo, Gás e Bicombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), José Mauro Coelho, entre outros técnicos da ANP e da EPE.
Com um olhar técnico sobre a importância do projeto para a expansão e a diversidade da economia local e da matriz energética do país, o workshop debateu temas como o Potencial Geológico da Bacia do Solimões, o Novo Mercado de Gás e Acesso à Infraestrutura.
“É com grande entusiasmo que vemos o tema do gás natural incorporado definitivamente nas discussões e nas ações prioritárias do governo brasileiro. O setor de óleo e gás sempre teve um papel importante na contribuição para o crescimento do Brasil. E a Rosneft e o Estado do Amazonas podem participar ativamente nesse sentido”, declara Alexandre Quadrado. Para ele, o estado tem como se tornar importante player na extração de gás onshore. “Nosso conhecimento e atuação nesta região nos fazem acreditar em um futuro onde as principais condições para a viabilidade técnica e econômica dos projetos de gás natural serão alcançadas”.
“Desde que assumimos o Governo, em janeiro deste ano, temos trabalhado fortemente para consolidar novas matrizes econômicas no Estado, o que inclui projetos em discussão em áreas como a bioeconomia, mineração, turismo, setor primário, entre outras. Nesse contexto, o setor de petróleo e gás é também uma área estratégica para o Amazonas, principalmente porque abre a oportunidade para que possamos desenvolver novas atividades econômicas, gerando mais emprego e renda sobretudo no interior do Estado”, frisou o governador Wilson Lima.
Sobre o projeto – Em junho deste ano, a Rosneft e o Governo do Amazonas assinaram uma carta de intenções que concede ao projeto de Gás do Solimões o status de prioritário para o Estado. Entre outros benefícios para a economia local, o projeto tem potencial de aumentar a arrecadação de tributos para o estado, e gerar milhares de empregos diretos e indiretos nos setores de energia, construção e serviços, ampliando a matriz econômica.
Fonte: TN Petróleo