Acionistas da Petrobras aprovam nova conselheira e mudanças no estatuto
Os acionistas da Petrobras, controlada pelo governo federal, aprovaram em assembleia extraordinária nesta quarta-feira a nomeação da engenheira Maria Cláudia Guimarães como membro do conselho de administração, além de mudanças no estatuto, informou a companhia.
A nova conselheira, cujo nome já havia sido aprovado pelo colegiado, foi uma indicação da União.
Dentre as alterações no estatuto, os acionistas aprovaram uma redução da competência do conselho na escolha de gerentes executivos e gerentes gerais. A partir da mudança, caberá à diretoria executiva a indicação e destituição dos titulares da estrutura geral da companhia diretamente vinculados a ela.
Conforme havia proposto a administração, o colegiado permanecerá competente para designar e destituir titulares da estrutura geral diretamente vinculados ao conselho, como Auditoria Interna, Ouvidoria Geral e Secretaria-Geral.
Foram feitas ainda outras modificações no estatuto, como ajustes que se tornaram necessários após a saída da petroleira do Programa Destaque em Governança de Estatais, criado pela bolsa paulista B3 para atestar esforços de estatais comprometidas com a governança.
Fonte: Reuters