Ação da Petrobras cai, após fala de Bolsonaro e risco de faltar diesel
As ações da Petrobras caíram hoje na bolsa. As ações preferenciais (PETR4) com distribuição prioritária de dividendos fecharam em queda de 4,76%, para 30,60 reais, enquanto as ordinárias (PETR3) com direito a voto na assembleia perderam 4,17%, para 33,74 reais.
Segundo especialistas entrevistados pelo UOL , as ações da petroleira sentiram os efeitos dos ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) à empresa e o risco de desabastecimento do óleo diesel no Brasil, como a própria empresa havia alertado.
Veja abaixo detalhes sobre os dois eventos e sobre a compra de ações da Petrobras.
MAIS MUDANÇAS DE GESTÃO?
Ontem, o presidente Jair Bolsonaro (PL) se pronunciou sobre as mudanças na Petrobras que influenciaram as ações de hoje. O presidente anunciou uma nova mudança na liderança da empresa esta semana, apenas 40 dias após a mudança anterior. “O presidente da Petrobras ganha R$ 210 mil por mês, as pessoas o ouvem? O diretor ganha R$ 110 mil. Se eu continuar apertando o botão, não preciso de gente qualificada lá”, disse Bolsonaro.
Ninguém é dono da Petrobras, mas eu sou o acionista majoritário e tenho o direito através do Mingorenergo de propor mudanças não só para a diretoria, mas também para a diretoria e para o próprio presidente.
Jair Bolsonaro
SEGUNDO A EMPRESA, PODE HAVER ESCASSEZ DE ÓLEO DIESEL.
O cenário ficou ainda mais badalado depois que a Petrobras confirmou o alerta da Federação Única dos Petroleiros (FUP) sobre o risco de desabastecimento do óleo diesel no Brasil.
Segundo Monica Bergamo, colunista do jornal Folha de S. Paulo, a estatal enviou uma carta ao governo federal com um aviso oficial da federação.
O QUE FAZER COM AS AÇÕES DA PETROBRAS
A maioria dos analistas continua recomendando a compra de ações da Petrobras. Com lucro de 44,5 bilhões de reais, o terceiro maior resultado trimestral da história da companhia, a petroleira lidera a lista das empresas mais rentáveis no primeiro trimestre de 2022, segundo levantamento realizado pela companhia. economia, de acordo com os resultados das empresas na Bolsa de Valores brasileira.
Mas há uma tendência crescente no mercado de mudar a recomendação da estatal para os chamados “ óleos Jr ” — ou seja, petrolíferas privadas menores, como Petrorecôncavo ( RECV3 ) e PetroRio ( PRIO3 ).
A vantagem dessas empresas é que suas ações proporcionam valorização do preço do petróleo com muito menos altos e baixos, que é o que a Petrobras espera daqui pelo menos até as eleições de 2 de outubro.
Fonte: O Petróleo