A aquisição da pesquisa de petróleo pela Santos recebe apoio
Os acionistas da Oil Search devem votar em 7 de dezembro sobre uma fusão com a Santos Ltd após obter a aprovação de um tribunal de Papua Nova Guiné e um endosso misto de um especialista independente.
Se for em frente, a aquisição de A $ 8,8 bilhões ($ 6,5 bilhões) da Oil Search criaria uma das 20 maiores empresas de petróleo e gás do mundo e tornaria Santos o maior acionista do maior projeto de recursos de Papua Nova Guiné, o projeto PNG LNG, executado pela Exxon Mobil Corp.
A empresa especializada independente indicada pela Oil Search, Grant Samuel, disse que a fusão é do melhor interesse dos acionistas da Oil Search, já que aumentaria o financiamento de seu projeto de petróleo Pikka de US $ 3 bilhões no Alasca e melhoraria as perspectivas de desenvolvimento de gás em Papua-Nova Guiné.
Ele disse que a oferta da Santos, que dará aos acionistas da Oil Search uma participação de 38,5% no grupo fundido, não refletiu totalmente o valor subjacente da Oil Search, que disse valer 43% -44% do valor total estimado do grupo fundido.
“Há claramente um risco de que o financiamento e outros benefícios estratégicos não compensem totalmente os acionistas por essa diluição”, disse Grant Samuel em um relatório anexado ao documento de fusão encaminhado aos acionistas.
Ele concluiu, no entanto, que os acionistas da Oil Search provavelmente se sairiam melhor se o negócio fosse adiante, dadas as crescentes restrições de financiamento que a indústria enfrenta no afastamento dos combustíveis fósseis.
O presidente-executivo em exercício da Oil Search, Peter Fredericson, defendeu a proporção de fusão, dizendo que levava em consideração as contribuições relativas de lucros, reservas e produção junto com os benefícios estratégicos, como acesso muito melhor aos mercados de capitais para o grupo ampliado.
“No final do dia, haverá um ou dois que dirão que não é suficiente no negócio que fizemos, mas a maioria dos acionistas com quem falamos vê o benefício estratégico de colocar essas duas empresas juntas “, disse Fredericson à Reuters.
Com base no preço de fechamento da ação da Santos de A $ 6,78 na quinta-feira, sua oferta avaliou a Oil Search em A $ 4,25 por ação, ligeiramente acima do fechamento da Oil Search, indicando que os investidores esperam que o negócio prossiga.
Fonte: O Petróleo