Bem Brasil integra solução da Mecalux para armazenar 500 mil toneladas por ano
Empresa construiu dois armazéns autoportantes e otimizou a logística com o software “Easy WMS” e o sistema “Pallet Shuttle” automático.
A Bem Brasilreforçou a capacidade logística com a construção de dois armazéns autoportantes da Mecalux na fábrica de Perdizes (Minas Gerais). Equipados com o sistema “Pallet Shuttle” automático com transelevador e controlados pelo sistema de gerenciamento de armazém “Easy WMS”, que garantem a conservação e expedição de 500 mil toneladas de alimentos congelados por ano.
De acordo com a empresa, a Bem Brasil atende até 55% da demanda nacional por itens congelados como batatas carinhas e anéis de cebola, além de exportar para países da América do Sul, Taiwan, Cingapura, Estados Unidos e México. Neste último, a empresa mantém parceria comercial com a rede de supermercados Walmart.
Com os novos armazéns do tipo clad-rack, a fábrica alcançou capacidade para 66 mil paletes, o que permitiu um aumento de 10% na produção e de 30% no faturamento da empresa no último ano. Internamente, a operação ocorre a -25?°C. O sistema Pallet Shuttle realiza, de forma autônoma, a entrada e saída das mercadorias. As áreas de armazenamento e produção são conectadas por transportadores, permitindo o fluxo contínuo de matérias-primas e produtos acabados.
O Easy WMS acompanha em tempo real as etapas de entrada, localização e expedição dos produtos. O sistema aplica a estratégia FEFO (FirstExpired, First Out), priorizando a saída dos itens com data de validade mais próxima, o que contribui para a rotação adequada do estoque e redução de perdas.
Fonte: Mundo Logística