Anote

Cargolift reduz em 95% o tempo de planejamento de rotas com solução da Matrixcargo

Com o uso de Inteligência Artificial, empresa reduziu de 8 horas para 25 minutos o tempo de planejamento de fretes.

Com a adoção da roteirização dinâmica da Matrixcargo, a Cargolift reduziu em 95% o tempo de planejamento logístico — de 8 horas para apenas 25 minutos. A empresa também registrou uma economia de 4% nos custos operacionais, ao automatizar o processo com apoio de Inteligência Artificial e algoritmos de otimização.

A tecnologia é baseada no Problema de Roteamento de Veículos (VRP), incorporando múltiplas variáveis como janelas de entrega, tipo de carga, trânsito e tempo de serviço para transformar os processos de planejamento logístico, principalmente em operações de distribuição.

“A roteirização dinâmica representa uma quebra de paradigma em relação aos modelos estáticos, que se baseiam em malhas fixas. Hoje conseguimos formar rotas otimizadas a partir da demanda real, levando em conta uma infinidade de restrições do mundo físico”, explicou ohead de vendas da MatrixcargoGustavo Marques. “Isso significa menos ociosidade da frota, menor quilometragem, mais entregas dentro do prazo e, consequentemente, menos custos”.

Dentro do ecossistema de soluções oferecido pela empresa, a tecnologia que permite esse planejamento de rotas de maneira inteligente é o módulo chamado de “Matrixfretes“. Segundo a empresa, o sistema utiliza Inteligência Artificial e algoritmos de otimização para compor cargas, planejar rotas, gerar mapas de viagem (rotogramas), selecionar o tipo ideal de veículo e motoristas, e programar o sequenciamento das entregas conforme regras de cada negócio.

“Utilizamos uma combinação de algoritmos heurísticos e modelos de machine learning para otimizar rotas em tempo real, com base em dados históricos e dinâmicos”, explica Marques. “Trata-se de uma solução desenvolvida para ambientes logísticos complexos, e leva em conta janelas de atendimento, restrições de trânsito, capacidades de carga, tempos de serviço e até condições de tráfego, entre outras variáveis operacionais que dificultam o planejamento tradicional”, completou.

Outras empresas também vêm adotando a tecnologia. A DC Transportes reduziu o tempo de roteirização de 3 horas para 15 minutos. Em um projeto-piloto com uma indústria alimentícia, o uso da solução diminuiu a necessidade de veículos leves de 93% para 85%, com aumento da ocupação média da frota.

Fonte: Mundo Logística

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo