Anote

TRS Exportação divulgará os tempos praticados na liberação de cargas de exportações brasileiras

A Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, com o apoio do Banco Mundial e da Organização Mundial das Aduanas (OMA), realizou estudo relativo aos tempos de liberação de cargas nas exportações brasileiras, cujo lançamento ocorrerá no dia 20 de outubro de 2023.

Entre os achados do estudo, consta que cerca de 88,9% das declarações de exportação são selecionadas, em regra, para o canal verde de conferência aduaneira, dado importante que demonstra o alto percentual de declarações de exportação desembaraçadas com maior agilidade.

A exemplo do bem-sucedido TRS Importação, realizado em 2020, este estudo baseou-se na metodologia internacional Time Release Study – TRS, da OMA, recomendada pelo no Acordo sobre Facilitação de Comércio (AFC), do qual o Brasil é signatário.

Desta vez focado nas exportações, o estudo contou com a participação de diversos intervenientes no comércio exterior, tanto público como privados, a exemplo da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto PROCOMEX, depositários, transportadores, despachantes e exportadores.

A expectativa é que o público conheça os gargalos identificados pelo estudo no fluxo de exportação, de forma a oportunizar alternativas que contribuam para a agilidade e facilitação do comércio internacional.

Em breve, o link para acesso ao evento será disponibilizado aqui no site e nas redes sociais da RFB.

Fonte: Receita Federal do Brasil – RFB

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo