Embraer mostra imagens da grande intervenção para conversão do avião E190F, a versão cargueira do E-Jet
Após anunciar, em março do ano passado, sua entrada oficial no mercado de transporte de carga aérea, com o lançamento das conversões de passageiros para cargueiros (P2F) dos jatos E190F e E195F, os chamados E-Jets Freighters, a Embraer segue avançando no processo e, hoje, 5 de setembro, apresenta imagens da fuselagem em processo de conversão.
Segundo descreve a fabricante aeroespacial brasileira, essa é a nova fuselagem feita especialmente para a conversão de avião de passageiro para cargueiro do modelo E190F.
“Nossa equipe de engenharia projetou um novo enquadramento para a futura porta do cargo. Nosso programa de conversão de E-Jets está progredindo dentro do cronograma, em nossas instalações em São José dos Campos, Brasil”, disse a Embraer.
Os E-Jets cargueiros são projetados para atender às demandas geradas pelo e-commerce e por novas operações de comércio, que exigem entregas muito ágeis e descentralizadas. Assim, a Embraer afirmou que oferecerá um desempenho operacional imbatível no transporte de carga e a flexibilidade que os jatos de tamanho adequado oferecem.
“Perfeitamente posicionados para preencher a lacuna no mercado entre cargueiros turboélices e jatos narrowbodies maiores, a nossa conversão de E-Jets P2F chega ao mercado em um momento em que a procura de frete aéreo para carga continua a decolar, e à medida que o comércio eletrônico e o comércio em geral passam por uma transformação global”, afirmou Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial, na ocasião do lançamento do projeto no ano passado.
A conversão completa para cargueiro está disponível para todas as aeronaves E190 e E195, com entrada em serviço prevista para o início de 2024. A Embraer enxerga um mercado para aeronaves desta dimensão de aproximadamente 700 unidades ao longo de 20 anos.
Essa iniciativa acontece quando a Embraer vislumbra três grandes oportunidades:
– As atuais aeronaves de carga de fuselagem estreita são antigas, ineficientes, altamente poluentes e estão dentro da janela de reforma ou aposentadoria;
– A transformação contínua da intersecção entre comércio, negócios e logística levou a uma demanda generalizada e sem precedentes por frete aéreo, sobretudo por entregas no mesmo dia e operações descentralizadas, a missão perfeita para cargueiros do tamanho dos E-Jets;
– Os primeiros E-Jets que entraram em serviço há cerca de 10 ou 15 anos estão saindo de arrendamentos de longo prazo e iniciando seu ciclo de substituição durante a próxima década.
A conversão completa para carga prolongará a vida útil dos E-Jets usados por mais 10 a 15 anos, e incentivará a substituição por aeronaves mais eficientes, mais sustentáveis e mais silenciosas.
A conversão para cargueiro será realizada nas instalações da Embraer no Brasil e inclui:
– porta de carga do convés principal;
– sistema de movimentação de carga;
– reforço do piso;
– barreira de carga rígida (RCB) – Barreira 9G com porta de acesso;
– sistema de detecção de fumaça, incluindo extintores de classe “E” no compartimento de carga superior;
– alterações no sistema de gestão do ar (arrefecimento, pressurização, etc.);
– remoção do interior e provisões para transporte de materiais perigosos.
O E190F pode transportar uma carga útil de 23.600 libras (10.700 quilos), enquanto o E195F pode transportar uma carga útil de 27.100 libras (12.300 quilos).
Fonte: Aeroin