Antonov An-124 abortou decolagem após deixarem tubos cobertos por descuido
Uma investigação na Alemanha determinou que a decolagem abortada de um gigante Antonov An-124 Ruslan aconteceu após um descuido. Durante uma decolagem em 27 de dezembro do ano passado, saindo de Leipzig, na Alemanha, que uma das bases da Antonov Airlines, sobretudo após a invasão de tropas russas na Ucrânia, um An-124 Ruslan precisou abortar o procedimento.
A aeronave, que iria para East Midlands, no Reino Unido, teve a decolagem abortada pelos pilotos quando se aproximava de 80 nós (150 km/h), após notarem que o velocímetro não saiu do “0”, mesmo com a aeronave correndo pela pista.
O jato então retornou para o pátio após a decolagem abortada, que não usou o reverso dos motores, mas apenas os freios. Após uma inspeção externa foi detectado que capa que cobre o tubo de pitot, responsável por detectar a velocidade da aeronave, não foi removida.
Esta responsabilidade é do mecânico e seguida do piloto através de uma verificação visual. Não foi possível estabelecer o que causou a não retirada do item, segundo consta na investigação feita pelo Bureau de Investigação Nacional de Acidentes Aéreos da Ucrânia.
O tubo de pitot e outras superfícies sensíveis da aeronave são cobertas para evitar a entrada de pequenos insetos assim como sujeira externa, que pode causar dano e/ou mau funcionamento dos equipamentos de bordo.
Fonte: Aeroin