Petrobras assume controle total da usina de empresa italiana
A petroleira Petrobras PETR4.SA disse nesta quarta-feira que assinou um acordo para comprar a participação de 50% que ainda não possuía na empresa de eletricidade Ibiritermo, de propriedade da italiana Edison SpA EDNn.MI, permitindo que a Petrobras para assumir o controle total da usina de energia da empresa.
A compra, anunciada em um documento de valores mobiliários, faz parte de um esforço da Petrobras para assumir a propriedade total de ativos nos quais anteriormente detinha apenas uma participação parcial.
A gigante petrolífera brasileira fará um pagamento nominal de 1 real (US$ 0,21) em cumprimento a um contrato de 2002 com a Ibiritermo.
Após a conclusão da transação, sujeita à aprovação do órgão antitruste do Brasil, Edison receberá 2,5 milhões de reais (US$ 519.200).
O contrato entre as duas empresas se encerrará com a compra da usina de 226 megawatts de Ibiritermo no Brasil, o principal ativo da empresa que já vinha sendo operado pela Petrobras nas últimas duas décadas.
A Petrobras detinha anteriormente metade da Ibiritermo e, se a aquisição for aprovada, assumirá a propriedade integral da Usina Termelétrica Ibirite, ou UTE Ibirite, usina, localizada no sudeste de Minas Gerais.
Fonte: O Petróleo