Opep+ acelerará ritmo de aumento mensal da produção de petróleo em maio
Ritmo de aumento da produção da commodity será de 432 mil barris por dia (bpd) em maio, ante 400 mil em abril. A Organização dos Países Exportadores de Petróleo, junto com aliados (Opep+), decidiu nesta quinta-feira, 31, acelerar o ritmo de aumento da produção da commodity a 432 mil barris por dia (bpd) em maio. Anteriormente, o grupo vinha elevando a oferta em 400 mil bpd mensalmente, conforme acertado no ano passado. A alta para 432 mil barris a partir do mês que vem também já era aguardada.
A decisão foi tomada durante reunião ministerial e seguiu recomendação do Comitê Ministerial Conjunto de Monitoramento (JMMC, na sigla em inglês).
Segundo comunicado, os participantes do encontro concluíram que o cenário e as perspectivas apontam para um mercado “bem equilibrado” e que a recente volatilidade dos preços reflete “desdobramentos geopolíticos”, e não fundamentos do setor.
Na esteira da invasão russa da Ucrânia, no final do mês passado, as cotações do ativo energético dispararam e ultrapassaram a marca de US$ 100 por barril.
A próxima reunião ministerial da Opep+ foi marcada para 5 de maio de 2022.