Finalizada dragagem de manutenção do canal de Vitória
No último dia 17, após 54 dias de serviço, foi concluída a obra de dragagem nos sete quilômetros do canal, na bacia de evolução e nos berços de atracação nas margens de Vitória e Vila Velha (Capuaba). A previsão era de que a obra fosse concluída em três meses.
O resultado representa ganhos operacionais diretos, como a retomada da exploração do calado 12,5m e, portanto, o acesso de navios com maior volume de cargas, além de eliminar restrições da Norma de Tráfego e Permanência de Navios e Embarcações (Normap I).
De acordo com o coordenador de Obras e Manutenção (Codman), engenheiro Ednaldo Lepaus Baldan, apesar dos serviços terem sido concluídos, ainda existem alguns passos a serem seguidos. “A partir de agora, os documentos serão apresentados à autoridade marítima para que as condições da Normap sejam restabelecidas. Os outros passos são a solicitação da anuência para alteração das prescrições dos berços que tiveram ganhos, limitados a 12,5m, e a contratação de estudos complementares para o aumento do calado máximo operacional para 13m”, explicou.
Três setores da Codesa atuaram para execução do serviço: Codman, na supervisão das atividades; Coordenação de Gestão e Programação Portuária (Cogpro), no planejamento e interdição dos berços; Coordenação de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho (Comast), no atendimento aos requisitos ambientais. A última dragagem no canal foi a de aprofundamento, entregue em outubro de 2017.
Fonte: Portos e Navios