Demanda de petróleo atingirá o pico antes de 2030, afirma TotalEnergies
A demanda global de petróleo deve atingir o pico antes de 2030, antes do que foi projetado anteriormente, a TotalEnergies previu na segunda-feira.
A grande petrolífera francesa – que previa que o pico ocorreria por volta de 2030, em vez de antes – disse que seus negócios agora partiam do pressuposto de que o consumo global começaria a cair antes do final da década.
A demanda de petróleo cairia para 40 ou 64 milhões de barris por dia até 2050, dependendo de quão fortemente as políticas e hábitos mudem, a TotalEnergies disse em sua previsão anual de energia.
O mundo consumiu 99,7 milhões de barris por dia de petróleo em 2019, segundo a Agência Internacional de Energia, antes que a pandemia COVID-19 martelasse as atividades econômicas.
A TotalEnergies disse, no entanto, que o gás natural continuaria a desempenhar um papel como combustível de transição, especialmente quando acompanhado por técnicas de captura de carbono e controle de emissões de metano.
O grupo com sede em Paris também disse que espera que a geração de energia mais que duplique até 2050, com as energias eólica e solar respondendo por mais de 85% do aumento.
Produtores e traders disseram em uma conferência do setor na segunda-feira que a demanda global por petróleo deve atingir níveis pré-pandêmicos no início do próximo ano, conforme a economia se recupera, embora a capacidade de refino sobressalente possa pesar nas perspectivas.
Fonte: O Petróleo