Cattalini Terminais recebe o maior navio de sua história
A Cattalini Terminais Marítimos recebeu, nesta terça-feira (18), o maior navio a operar no seu píer em 40 anos de história da empresa e o primeiro a utilizar a capacidade prevista para o berço externo. O “Cielo Rosso” tem 228 metros de comprimento (LOA) e calado de 12,5 metros.
Em média, os navios recebidos pela empresa tem entre 147 e 195 metros de comprimento. O navio, de bandeira liberiana, descarrega 19,5 mil metros cúbicos de óleo diesel, com a desatracação nesta quinta-feira (20).
Os investimentos realizados pela Cattalini nos últimos meses possibilitaram condições operacionais seguras e eficazes para o recebimento de navios de maior porte, como o “Cielo Rosso”. A estrutura de atracação passou por recentes obras e está preparada para receber navios de até 70 mil toneladas e 229 metros de comprimento, com a substituição de defensas marítimas e construção de novos dólfins.
Entre as melhorias está a adoção de uma ferramenta inédita no Porto de Paranaguá, que informa, durante a atracação do navio, a velocidade e a distância em relação às defensas dos berços de atracação. Também há no local uma espécie de semáforo com luzes indicativas verde, vermelho e amarelo, que orienta as operações e pode ser visualizado à distância.
Inovação tecnológica
As melhorias operacionais no píer da Cattalini também foram conquistadas a partir do emprego de novas tecnologias para o monitoramento das condições ambientais e meteorológicas.
Os sistemas são os primeiros em uso no Porto de Paranaguá e receberam a homologação do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM). Todos os dados computados são disponibilizados e integrados ao sistema Webpilots, utilizado pela Praticagem e que tornou possível sinalizar antecipadamente eventuais condições climáticas adversas, permitindo maior segurança e eficiência durante as atracações e operações marítimas.
A Plataforma Sismo – Hidromares é um moderno sistema que fornece em tempo real dados sobre velocidade e direção das correntes marítimas e dos ventos, além de contar com um marégrafo para monitoramento do nível e do comportamento das marés. O píer também dispõe da chamada Plataforma Medusa, um sistema de previsões meteorológicas que apresenta com antecedência de 07 dias as condições de correntes marítimas, ventos e nível de maré.
Fonte: Portos e Navios