Aeroporto de Viracopos comenta a logística da chegada dos insumos da vacina da Covid-19
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), que recebeu entre a noite de quarta-feira (03/02) e a madrugada desta quinta-feira (04/02) o voo cargueiro da LATAM com o primeiro lote com 5,4 mil litros de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) do Instituto Butantan previsto para este mês, adaptou-se para colocar em prática procedimentos mais ágeis de recebimento e liberação da remessa especial.
A carga foi enviada pela biofarmacêutica Sinovac, com sede em Pequim, e permitirá a produção de 8,6 milhões de doses do imunizante em São Paulo, e sua natureza exige o menor tempo possível para garantir a preservação dos insumos refrigerados.
Assim, a operação de desembarque do produto seguiu todos os protocolos exigidos pelos órgãos de saúde e teve o apoio da ANVISA, Receita Federal e Polícia Federal para que tudo fosse feito de forma expedita.
O tempo de desembarque foi ágil, com duração de aproximadamente 30 minutos, também graças às posições de estacionamento dedicadas especialmente para aeronaves de cargas, em frente ao Terminal de Carga de Viracopos.
No dia 24 de dezembro passado, Viracopos já havia desembarcado 5,4 milhões de doses da vacina Coronavac, contra o coronavírus, vindas da China. Na ocasião, o tempo de desembarque também ocorreu de forma segura e ágil.
Esquema especial
O Aeroporto Internacional de Viracopos preparou um esquema especial para agilizar o tempo de desembaraço das doses de vacina. Participaram da ação pelo menos 50 pessoas das mais diversas áreas da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, da companhia aérea LATAM e dos órgãos públicos como Polícia Federal, Receita Federal e ANVISA.
A agilidade e a eficiência no desembarque só foram possíveis pelo projeto de fluxo aduaneiro e operacional expresso criado pelo Grupo de Trabalho formado especialmente para o recebimento e distribuição de vacinas por profissionais de Viracopos, Receita Federal e da ANVISA, no qual se aplica a legislação aduaneira elaborada especialmente para receber mercadorias destinadas à pandemia, principalmente vacina e seus insumos.
Além de receber as doses de vacina no dia 24/12 e o IFA nesta quarta-feira (03/02), o Terminal de Carga de Viracopos também foi utilizado ao longo de 2020 no desembarque de milhares de máscaras, respiradores e testes no combate à Covid-19.
Em março e abril do ano passado, por exemplo, Viracopos recebeu milhares de testes para a identificação da Covid-19, encomendados pelo Instituto Butantan e vindos da Coreia do Sul. Os kits foram usados pelo governo do Estado de São Paulo no combate à doença.
O Instituto Butantan, com sede na capital paulista, integra o esforço coordenado pelo Governo do Estado de São Paulo para controlar a disseminação da Covid-19.
Fonte: Aeroportos Brasil Viracopos