Anote

Parlamento europeu diz que acordo Mercosul-UE “não pode ser ratificado como está”

O Parlamento Europeu aprovou nesta quarta-feira (07/10) uma resolução que manifesta oposição ao acordo comercial entre União Europeia e Mercosul, dizendo que o pacto “não pode ser ratificado como está”. A rejeição, no entanto, é simbólica e o acordo ainda precisa ser analisado pelo plenário da Casa, bem como em cada um dos parlamentos nacionais dos dois blocos.

Em uma versão preliminar, o documento destacava a “extrema preocupação com a política ambiental de Jair Bolsonaro, que vai na contramão dos compromissos firmados no Acordo de Paris, em particular no que trata do combate ao aquecimento global e proteção da biodiversidade”.

Mais tarde, o trecho que citava nominalmente o presidente foi eliminado. Ainda assim, o texto destaca que o tratado de integração deve “assegurar a competição livre e garantir os padrões e métodos de produção europeus”. Lembra ainda que o acordo tem um capítulo específico que exige o cumprimento de normas de desenvolvimento sustentável.

O documento foi aprovado por 345 votos a favor, 295 contra e 56 abstenções, mas ainda aparece como “provisório”, embora esteja na seção de “textos adotados”.

O alerta sobre o acordo consta em uma emenda a um relatório de 2018 sobre as políticas comerciais do bloco. O documento concluía que a integração com os sul-americanos teria o potencial de diversificar as cadeias produtivas da Europa e poderia criar um mercado conjunto de aproximadamente 800 milhões de habitantes.

 

 

Fonte: Estadão

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo