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BR-163: EPL entrega os estudos para ANTT para trecho entre MT e PA

A Empresa de Planejamento e Logística remeteu à Agência Nacional de Transportes Terrestres o projeto revisado da concessão da BR-163/230, entre Mato Grosso e Pará.

Os estudos voltaram à EPL após receberem sugestões e demandas em audiência pública. Agora o documento segue para análise pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

O projeto prevê que as principais melhorias deverão ocorrer até o quinto ano da concessão. Serão implementados 47,9 km de pavimentação, 34 km de faixas adicionais e 30 km de faixas marginais.

Além disso, está prevista a construção de três contornos, totalizando 42 km de extensão, e 173 km de acostamentos. Para garantir a segurança dos pedestres, serão instaladas oito passarelas ao longo do trecho.

Ligação – O trecho a ser repassado à iniciativa privada constitui eixo importante para escoamento da produção do Pará e do norte da Região Centro-Oeste. A rodovia liga também o Porto de Miritituba (PA) ao terminal ferroviário de Rondonópolis (MT).

Entre os objetivos da iniciativa estão redução do tempo de viagem, garantia de condições para que os motoristas trafeguem na rodovia e adequação ao transporte de grãos.

A concessão terá prazo de dez anos e ganhará o leilão o concessionário que oferecer a menor tarifa. O prazo, mais curto que o usual, é compatível com a entrada em operação esperada para a ferrovia Ferrogrão.

Fonte: EPL

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