Jornal Multimodal

Estudo da Apex-Brasil identifica 1,7 mil oportunidades de exportação para SC

Estudo da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) identificou 1,7 mil oportunidades para as exportações de Santa Catarina, nos cinco principais destinos dos embarques do estado: China, Estados Unidos, Argentina, México e Paraguai.

Os dados estão na publicação “Santa Catarina – Perfil e Oportunidades de Exportações e Investimentos 2020”, apresentada pela Apex durante seminário promovido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), nesta quarta-feira, em Florianópolis.

Máquinas e equipamentos; moda, higiene pessoal e cosméticos; metalurgia e produtos de metal; produtos de borracha e de material plástico e produtos químicos estão entre os segmentos com maior potencial de ampliar as vendas ao exterior. Veja aqui a publicação completa

— Estamos empenhados em melhorar nossos números substancialmente. Temos diversificação industrial e produtos de qualidade, tecnologia, prazo e preço globais. É um esforço concentrado em promover a internacionalização. Entendemos que internacionalização é sinônimo de competitividade — afirmou a presidente da Câmara de Comércio Exterior da Fiesc, Maria Teresa Bustamante.

No encontro, ela também destacou o Programa de Internacionalização da entidade, o Intercomp (International Competitiveness), que neste ano vai realizar um conjunto de ações em parceria com a Apex-Brasil e Sebrae-SC.

Entre elas, destacam-se 25 eventos de internacionalização, 22 capacitações em comércio exterior, 18 missões internacionais e 16 seminários de inteligência comercial.

Para mapear as oportunidades foi utilizada uma metodologia que selecionou os cinco destinos mais atrativos, considerando os principais importadores de produtos catarinenses e os importadores com uma pauta mais diversificada. Apesar da China ser o principal destino das exportações do estado, tem a pauta concentrada em poucos produtos e em poucos setores.

No caso dos Estados Unidos, essa pauta se divide em mais produtos manufaturados e é mais parecida com o perfil catarinense como um todo. Para o analista de inteligência comercial da Apex, Pedro Piá de Andrade, o Paraguai é um destino que concentra o maior número de oportunidades.

Ainda no encontro, o representante do Escritório Sul da Apex-Brasil, Márcio Guerra de Carvalho, detalhou outras ações que a entidade vai promover ao longo do ano que podem beneficiar as empresas da região.

Fonte: NSC Total

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo