Complexo Industrial e Portuário da Paraíba será debatido em João Pessoa durante encontro realizado no auditório da Asplan
![](https://brazilmodal.com.br/wp-content/uploads/2020/03/rural.jpeg)
A Federação dos Municípios da Paraíba (Famup) promoverá, em parceria com a Associação das Prefeituras do Litoral Norte, com apoio da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) e empresas privadas de vários setores, na próxima segunda-feira (09), a partir das 9h, um debate sobre o projeto do Complexo Industrial e Portuário da Paraíba. Projetado para ser instalado no Litoral Norte paraibano, em Mataraca, o empreendimento já tem estudos prontos há quase uma década, mas, ainda não saiu do papel. “É preciso unir forças da iniciativa privada e do poder público para que esse empreendimento seja viabilizado. Isso será um divisor de águas para a Paraíba em termos de progresso, geração de empregos, desenvolvimento e investimentos”, destaca o presidente da Asplan, José Inácio de Morais.
Em reunião com o presidente da FAMUP, George Coelho, e o consultor técnico e engenheiro Newton Marinho Coelho, na última segunda-feira (02), o presidente da Asplan lembrou que a Paraíba já perdeu muitos investimentos e mercado por causa da limitação do Porto de Cabedelo. “Já tentamos trazer uma misturadora de fertilizantes par cá, que atuaria não apenas abastecendo o mercado local, mas mandando produtos para Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará, mas o negócio esbarrou na impossibilidade de navegação de navios de grandes calados no nosso porto”, disse o dirigente canavieiro, lembrando ainda que todo o açúcar da Paraíba é exportado via porto de Pernambuco e que mesmo sendo o segundo maior produtor de granito do país, a Paraíba perde divisas com a exportação do produto que é escoado por outros portos.. “Com um Complexo portuário a realidade da Paraíba será outra bem diferente, incluindo a geração de emprego e renda para toda a região”, reiterou José Inácio.
O evento que também deverá contar com a participação de políticos da bancada federal paraibana, terá a participação de Dr. Newton Marinho Coelho, que apresentará os estudos técnicos do Complexo, que mostram a viabilidade do empreendimento. “A Paraíba hoje tem uma movimentação portuária muito limitada em função das especificidades de seu porto e esse projeto, cujos estudos estão prontos há dez anos, mostra que é viável esse investimento e que o melhor local em condições marítimas e continentais para ele ser implantado é em Mataraca”, afirma o consultor. Segundo ele, a implantação do projeto, que ocupará uma área de 10 mil hectares, requer uma parceria público-privada em função dos investimentos que ficam em torno de R$ 4,2 bilhões.
“A Paraíba está perdendo vários investimentos que poderiam estar vindo para cá porque nosso Porto de Cabedelo não tem calado suficiente como Suape, em Pernambuco, ou Pecem, no Ceará, que fazem a navegação de cabotagem”, comentou o presidente da FAMUP, George Coelho, que fará uma breve explanação sobre a viabilidade da implantação do porto e do complexo industrial, além de estratégias de desenvolvimento para a região e para o Estado. O represente da Agência Nacional dos Transportes Aquaviários da Paraíba – ANTAQ, Giovane Nóbrega, já confirmou participação no debate e falará sobre “Possibilidades e Direcionamentos das propostas de implantação do futuro porto da Paraíba”.
A programação do evento, que acontecerá no auditório master da Asplan, na Rua Rodrigues de Aquino, 267, Centro, em João Pessoa, é aberta ao público interessado. O debate, consistirá no terceiro encontro do grupo apolítico que apoia a iniciativa. O primeiro deles foi uma reunião em Mataraca, em janeiro último, o segundo encontro aconteceu, recentemente, em Cabedelo, junto com a Comissão de Turismo da ALPB e o terceiro será na Asplan. “A ideia é juntar o resultado destes três momentos num documento que será entregue ao governador João Azevêdo com sugestões para que a Paraíba avance ainda mais”, destaca o consultor Newton Marinho Coelho. Segundo ele, o estudo do empreendimento já foi concluído pelo governo estadual e encontra-se na Suplan.
Fonte: FM Rural