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Diretoria de Infraestrutura Rodoviária do DNIT toca as cinco obras prioritárias do Governo Federal

A Diretoria de Infraestrutura Rodoviária é o pulmão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Responsável pela manutenção, recuperação e construção de rodovias federais, a DIR carrega a missão de cuidar e dar fôlego ao principal modal de transporte no Brasil.

E 2019 trouxe um momento histórico para a infraestrutura brasileira. O DNIT, em parceria com o Exército Brasileiro, interligou as duas faixas centrais da BR-163/PA com revestimento asfáltico. Essa etapa contemplou a pavimentação que faltava – em janeiro eram 51 quilômetros – para interligar o trecho Novo Progresso até Miritituba.

Essa foi uma das principais entregas do Governo Federal no ano. Assim, a Autarquia cumpriu uma diretriz do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do Ministério da Infraestrutura, de entregar a obra até o fim do ano. Tudo para garantir mais segurança para os caminhoneiros e eficiência para o escoamento da safra de grãos da região Centro-Oeste.

Além da BR-163/PA, o Governo Federal definiu outras quatro obras prioritárias para tocar em 2019: BR-116/RS, Ponte do Guaíba (RS), BR-381/MG e Ponte do Abunã (RO).

BR-116/RS – No Rio Grande do Sul, o destaque de 2019 foi a inauguração dos 47 quilômetros da duplicação da BR-116/RS, nos municípios de Tapes, Arambaré e Camaquã.

Reivindicação antiga dos moradores do sul do Estado, dos usuários e especialmente dos produtores, a via é a principal rota para o escoamento da produção entre o Brasil e o Mercosul. Na ocasião da entrega, realizada em agosto pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, foi confirmado que toda a obra será concluída até 2021.

Ainda em 2019, o DNIT pretende liberar mais 11 quilômetros da duplicação da BR-116/RS. Serão dois trechos de seis e cinco quilômetros, nos municípios de Cristal e São Lourenço do Sul. Para que a liberação aconteça resta apenas concluir a implantação da sinalização. Em janeiro de 2020, A Autarquia acredita que será possível liberar mais oito quilômetros de pista duplicada no município de Turuçu.

Um dos objetivos da duplicação da BR-116/RS, principal via de acesso ao sul do Estado e ao Porto de Rio Grande – corredor de escoamento de produção para o Mercosul, é aumentar a capacidade de veículos, trazendo melhorias para a rodovia, saturada pelo volume de tráfego, principalmente de caminhões. Além de prevenir acidentes, o empreendimento tem importância socioeconômica para a região, uma vez que proporciona locomoção rápida e segura de pessoas e bens.

Ponte do Guaíba – Ainda no Rio Grande do Sul, a construção da nova Ponte do Guaíba, nas BR-116/RS e BR-290/RS, merece destaque em 2019 por terminar o ano com 90% dos serviços executados. Com o ritmo acelerado dos trabalhos, o DNIT estima que os motoristas devam usufruir da travessia ainda no primeiro semestre de 2020.

A expectativa da Autarquia é de que 50 mil veículos se desloquem pela Ponte do Guaíba todos os dias, dando fim aos engarrafamentos na entrada de Porto Alegre. Vale ressaltar que hoje a ponte construída nos anos de 1960 é a única opção de quem vem do sul do Estado para a capital gaúcha.

BR-381/MG – Outra obra prioritária para o Governo Federal é a BR-381/MG, em Minas Gerais. Em julho, o Ministério da Infraestrutura e o DNIT liberaram 15 km de pista nova em concreto – a rodovia é de tráfego intenso e de extrema importância para região, pois integra a ligação entre o Nordeste e o Sul do país. Objetivo da obra é melhorar a segurança viária em uma rodovia que apresenta um dos maiores índices de morte do Brasil.

A entrega do trecho, localizado na altura do município de Antônio Dias (MG), na importante região do Vale do Aço, além de dar funcionalidade a dois túneis (Antônio Dias e Prainha), também irá beneficiar as cidades de Belo Horizonte, Governador Valadares, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e João Monlevade. A duplicação facilitará, ainda, o acesso ao complexo portuário do Tubarão/ES.

O DNIT prioriza dois lotes (3.1 e 7), com conclusão prevista para 2020. O primeiro (Jaguaraçu – Ribeirão Prainha) tem 28,6 km e está 60% finalizado. Já o segundo (Rio Una – Caeté), tem 37,5 km e possui execução total de 75%.

Ponte do Abunã – Mesmo com a previsão de entrega no primeiro semestre de 2020, a Ponte do Abunã, em Rondônia, é mais uma das grandes obras realizadas pelo DNIT em 2019. Localizado na divisa do Acre com o estado vizinho, o empreendimento está com as obras em ritmo acelerado.

Uma das maiores e mais modernas obras de engenharia executadas na Amazônia, a estrutura é estratégica para a integração nacional e prioritária para o Ministério da Infraestrutura, pois vai conectar o Acre ao sistema rodoviário do país. Assim, o empreendimento vai ligar, de forma definitiva, os dois estados e será importante para o escoamento da produção, principalmente de soja. No futuro, a obra fará parte do caminho que vai ligar o Brasil ao Oceano Pacífico.

Manutenção – A malha rodoviária já existente no país é um patrimônio do povo brasileiro. Assim, em 2019, o DNIT priorizou a questão da manutenção e, assim, cobriu praticamente 100% dos 53 mil quilômetros pavimentados da malha federal coberta com contratos de manutenção.

E para manter eficiente as estradas que são utilizadas para o escoamento de 75% da produção no país, o DNIT, em 2019, não mediu esforços para priorizar os serviços nessas vias. Assim, as estradas dos 27 estados e mais o Distrito Federal receberam uma série de serviços rotineiros de conservação e de recuperação.

Fonte: DNIT

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