REFIT, antiga Refinaria de Manguinhos, volta a operar no Porto do Rio de Janeiro
Concluída a fase de testes, a Refinaria de Manguinhos (atual REFIT) voltou a operar no Porto do Rio de Janeiro na tarde de sexta-feira (22), com a embarcação Stena Performance, que descarregou 40.000m³ de granel líquido condensado através dos dutos submarinos, o que corresponde a aproximadamente 26.000 toneladas.
Depois de meses de planejamento e muito trabalho da equipe operacional da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) e da REFIT, essa primeira operação teve êxito total e cumpriu-se, assim, a última etapa exigida pela Marinha do Brasil.
A partir de agora, as embarcações de mesma classe virão a cada 30 dias, em uma primeira fase, com previsão de dobrar essa escala, após os seis primeiros meses de utilização.
Com isso, a expectativa é de que o Porto do Rio de Janeiro passe a movimentar cerca de 800 mil toneladas de granéis líquidos por ano para a REFIT, o que corresponderá a um acréscimo de 214% na movimentação dessa natureza de carga no porto, em relação ao volume registrado em 2018.
Fonte: TN Petróleo