Nota Oficial – Vazamento de óleo no Superporto
A Superintendência dos Portos RS confirmam o vazamento de óleo que ocorreu por volta das 23h do dia 13 de novembro na embarcação Dimitris L, de bandeira Grega, durante o processo de abastecimento no terminal da Termasa.
Logo identificado o problema, o plano de área foi acionado conforme regem os procedimentos ambientais sendo instaladas as barreiras de contenção no entorno da embarcação. De forma preliminar estima-se que foram vazados de 2 a 3 m³ de óleo bunker. As autoridades Fepam, Ibama, Suprg, Capitania dos Portos e CRAM estão em ação realizando o trabalho de contenção, identificação das causas e promovendo a retirada do material.
O Centro de Recuperação de Animais Marinhos (CRAM) através de um contrato entre SUPRG e Furg em vigor, está realizando o monitoramento de toda a fauna da região, principalmente dos leões marinhos que ficam no entorno dos Molhes da Barra. A principal área envolvida fica entre o terminal da Termasa e Tecon. Nos ambientes com a presença de óleo foram utilizadas as barreiras de contenção e também estão sendo usadas barreiras de absorção do material.
A Superintendência esclarece que o sistema de segurança ambiental do complexo portuário foi acionado e ativado, compondo um amplo sistema de empresas e órgãos públicos, na busca pela resolução do problema. A PORTOS RS trabalhará junto as demais autoridades para os esclarecimentos sobre o fato. Por fim, informa que segue a disposição da comunidade para esclarecimentos.
Fonte: Portos do Rio Grande do Sul