Obras do Governo Federal executadas em Botucatu melhoram transporte ferroviário e mobilidade urbana
Está em fase de conclusão em Botucatu, estado de São Paulo, um conjunto de obras executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT que vai melhorar o transporte ferroviário e a mobilidade urbana. Trata-se da implantação de um viaduto para transposição de linha férrea que vai ligar duas vias municipais, eliminando uma volta superior a sete quilômetros em perímetro urbano. Também está sendo construída uma rotatória para distribuição do tráfego e um canal para escoamento de águas pluviais de cerca de 400 metros.
Localizada a 224 quilômetros da capital São Paulo, Botucatu já foi um importante centro ferroviário e continua a conviver com o tráfego de trens nos limites do município. A fim de harmonizar a circulação dos trens com o tráfego urbano e, ainda, melhorar o sistema viário da cidade, o DNIT iniciou, em agosto de 2018, a implantação do viaduto sobre a linha férrea.
O empreendimento enfrentou vários desafios, entre eles o próprio relevo de Botucatu, caracterizado por muitos morros. Somente para vencer um desnível de 30 metros, foi executado um aterro que removeu mais de 200 mil m³ de terra, montante que equivale a cerca de 16 mil viagens de caminhões de terra, transportando, em média, um volume de 12 m³. O DNIT também resolveu a existência de uma erosão causada pelo grande volume de água das chuvas que escoava nas encostas, afetando toda a área. Para garantir a segurança das estruturas, foi construído um canal de cerca de 400 metros para viabilizar o escoamento dessa água.
O viaduto que transpõe a Ferrovia EF-265/SP possui 140 metros de extensão e 22,40 metros de largura. Ao lado do viaduto, também está sendo implantada uma rotatória que vai melhorar a distribuição de veículos. “As obras executadas pelo DNIT em Botucatu atendem a cidade e o transporte ferroviário”, avalia o diretor de Infraestrutura Ferroviária do DNIT, Marcelo Chagas. A previsão é de conclusão dos serviços em outubro.
Veja as fotos da construção das estruturas. Na foto principal, acima, o viaduto em obras e a linha férrea. Abaixo, a foto à esquerda mostra o viaduto e a foto à direita, a rotatória. Nas fotos mais abaixo é possível ver a construção do canal para escoamento da água das chuvas.
Fonte: DNIT