Oil & Gas

CEO da fabricante de turbinas eólicas Vestas deixará o cargo em agosto

O presidente-executivo da Vestas, Anders Runevad, deixará o cargo em agosto, quando será então substituído por Henrik Andersen, CEO da empresa de revestimentos Hempel e já membro do conselho de administração da fabricante de turbinas eólicas dinamarquesa.

A mudança na administração da Vestas, anunciada nesta terça-feira, está de acordo com o plano de sucessão de longo prazo da empresa, disse a fabricante.

Andersen assumirá o comando em um momento em que a Vestas, que se recuperou após ficar à beira da falência em 2012, enfrenta pressão nos preços das turbinas, à medida que diminuem os subsídios às energias renováveis e governos ao redor do globo optam por leilões para contratar projetos de geração a preços mais competitivos.

Agora de saída, Runevad faz parte de um trio sueco —ao lado do presidente do conselho, Bert Nordberg, e da diretora financeira, Marika Fredriksson— que promoveu uma recuperação da Vestas e cortou custos para elevar a margem operacional da empresa.

“Após completar esse ‘turnaround’, implementar nossa estratégia de crescimento rentável e levar a energia eólica para o mesmo nível (de preços) do combustível fóssil, a Vestas e a indústria entraram em uma nova fase, e acredito que este é o momento certo para que eu deixe o cargo”, disse Runevad em um comunicado.

Runevad, que ocupa a cadeira de CEO desde 2013, permanecerá como conselheiro até meados de 2020. Ele também irá manter seu posto de presidente do conselho da joint venture de energia eólica offshore da empresa, MHI Vestas, uma parceria com a Mitsubishi.

Fonte: Reuters

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo