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Medeiros destaca avanços no setor de infraestrutura do governo Bolsonaro

O vice-líder do governo de Jair Bolsonaro na Câmara Federal, o deputado federal José Medeiros (Podemos), tem usado as redes sociais e seus discursos na tribuna livre no Congresso Nacional para elogiar deliberações já formatadas no Ministério da Infraestrutura, comandado por Tarcísio Gomes. O parlamentar avalia o setor como parte integrante dos grandes destaques positivos a serem evidenciados neste início de governo.

Para Medeiros, o ministro tem entendido a urgência que o Planalto precisa tratar os assuntos inerentes a seu setor e de grande interesse da população, agindo de maneira muito coerente com o que foi o discurso de Bolsonaro na campanha eleitoral. O deputado pontua que é necessário que o Governo Federal, já agora em seu início, envie um recado direto à população e também ao mercado que a burocracia será vencida.

“O atual presidente, até por ter uma grande experiência como deputado federal, conhece bem os problemas do Brasil, bem como suas potencialidades. O caso da infraestrutura precária, por exemplo, é um limitador para nossa economia e a presidência tem entendido que este investimento pode resultar em grandes avanços para o país. Já tivemos os leilões de aeroportos, que vai beneficiou Mato Grosso com cinco novas unidades totalmente remodeladas. Além dos aeroportos, as ferrovias que tanto almejamos estão saindo do papel. Isso terá um impacto positivo na economia do nosso estado, pois vai melhor sobremaneira a nossa capacidade de escoar a produção”.

Com o arremate da Rumo por pouco mais de R$ 2,7 bilhões para a concessão de trecho da Ferrovia Norte-Sul entre Porto Nacional, no Tocantis até Estrela D’Oeste, em São Paulo, na última semana, Medeiros crê que um novo horizonte se abre. “Com esta nova interligação, cria-se um traçado ferroviário direto do Porto de Santos até o Porto de Itaqui no Maranhão, cortando São Paulo e Goiás fora a fora, Tocantis e o próprio Maranhão. Para Mato Grosso esta ferrovia é de suma importância porque será nesse novo trecho ferroviário em Goiás que encontraremos saída para os principais portos do país pela FICO – Ferrovia de Integração Centro-Oeste, que junto com a Ferrogrão serão as próximas concessões escaladas pelo governo”, frisa Medeiros.

O traçado total da Ferrogrão, segundo Medeiros, tem como objetivo ligar os trilhos hoje existentes em Rondonópolis, passando por Cuiabá e Sinop, atravessando Mato Grosso inteiro e tendo como destino final o Porto de Miritituba, no Pará. Isso vai facilitar o acesso aos portos do Norte do país para exportação. Já a FICO, diferentemente da Ferrogrão que vai cortar Mato Grosso de norte a sul, trará uma malha de leste a oeste do estado, com suas extremidades em Vilhena-RO, e Campinorte, no estado de Goiás, onde fará entroncamento com a Ferrovia Norte-sul. “Tenho visto a maneira entusiasmada com que o presidente e o ministro Tarcísio têm tratado o projeto das ferrovias. Nunca tivemos tão perto dessa conquista”, comemora o parlamentar.

BR-163

Medeiros já havia elogiado a sensibilidade política e capacidade técnica do ministro da Infraestrutura quando o mesmo foi acompanhar de perto os atoleiros da BR-163 no Pará e se prontificou junto aos caminhoneiros em dar fim no problema crônico de vários anos. O deputado também salienta o tratamento que tem sido dado para a solução do impasse da concessão da mesma rodovia em Mato Grosso.

“O ministro conhece com profundidade o quanto precisamos dessa duplicação e, neste caso, não apenas por uma questão econômica, mas de preservação de vidas. Reforçamos em reuniões com o ministro o quadro comparativo da redução do número de mortes após a duplicação dos trechos entre a divisa com Mato Grosso do Sul até Cuiabá pela BR-163. Diante de nossas cobranças temos visto a postura do Governo Federal de ver o assunto como prioridade. Foi isso que sempre buscamos para nosso estado”, conclui Medeiros.

Fonte: Cenário MT

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