Comercialização de trigo no Brasil trava com exportação reduzida pela queda do dólar, consumo interno lento e moinhos estocados
O Notícias Agrícolas conversou com Marcelo De Baco, corretor de mercado da De Baco Corretora de Mercadorias, para destacar a situação do mercado do trigo no Brasil, que está um pouco mais complicada do que a do ano passado. Com problemas climáticos durante todo o ciclo, alguns problemas de qualidade acometeram a cultura. Desta forma, muitos moinhos estão tendo que buscar trigo no mercado internacional para realizar blends e compensar na hora de entregar a farinha.
Antes, 40% da safra também já estava comprometida com o mercado interno, o que trouxe um alívio qquanto ao fluxo de caixa. Mas, depois das eleições, o câmbio caiu forte e veio em ritmo decrescente. Existe resistência em comprar o trigo brasileiro e a competitividade vem sendo perdida muito mais em preço do que em qualidade. Os moinhos também tiveram custos maiores e todos esses custos, se somados, não foram repassados para a farinha, já que o cliente não possui mais renda para pagar por isso.
Fonte: Notícias Agrícolas