Home | Jornal Multimodal | Secretário Executivo destaca ampliação do setor portuário

Secretário Executivo destaca ampliação do setor portuário

Em Brasília, diversas organizações públicas e privadas compareceram ao 5º Encontro ATP – 2019: O início de um novo ciclo – Perspectivas econômicas e desafios para a infraestrutura brasileira. O encontro teve como objetivo fomentar a participação de gestores públicos e privados, especialistas, técnicos e operadores para, juntos, identificarem os processos de aperfeiçoamento da infraestrutura de transporte.

Durante o encontro, o secretário Executivo do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Herbert Drummond, destacou as diretrizes de atuação do ministério, que, ampliam parcerias privadas, fortalecem o planejamento integrado, a desburocratização e modernização de normativos.

Além disso, essa atuação adota critérios técnicos para priorização de investimentos públicos, além de formatar uma carteira de projetos para execução futura. Para o secretário, o desafio maior é continuar a modernização e ampliação do setor junto com um diálogo permanente com os órgãos de controle. “Otimizamos os investimentos públicos e elevamos os níveis de investimentos privados para assegurar a manutenção, modernização e ampliação do setor portuário. Além disso, aprofundamos o diálogo com os órgãos de controle. É muito importante que possamos, juntos, fazer esse aprofundamento”, destacou o secretário.

RESULTADOS – a atuação do ministério no setor resultou na retomada dos investimentos portuários e dragagens, com ações já concluídas, como a dragagem dos Portos de Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), Itajaí (SC), Maceió (AL), Fortaleza (CE) e Paranaguá (PR), além do alinhamento do Berço 3 do Porto do Itajaí, o reforço do Cais do Porto de Santos (SP) e Berço 108 do Porto do Itaqui (MA).

Também, em andamento, segue a dragagem de Santos e Rio Grande (RS). O ministério promoveu, ainda, a agilização do processo de autorização para novos investimentos, com 40 contratos de adesão assinados entre maio de 2016 e outubro de 2018.

Fonte: Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil