88% das empresas do setor de P&G tiveram seus faturamentos afetados pelo cenário atual
Uma pesquisa online feita pelo Fórum de Petróleo e Gás da Findes, com 199 empresas da cadeia de abastecimento deste setor, revela que 88% das empresas capixabas tiveram seus faturamentos afetados pelo cenário mundial. Um total de 62% informou que já houve quebra de contrato ou há perspectivas de quebras futuras. Mais de 60% das empresas registraram que o cenário afetou em mais de 20% no faturamento.
Quando se fala de “cenário mundial” para este setor, estamos falando de dois fatores fundamentais: a queda no preço do barril do petróleo e a pandemia do coronavírus.
Segundo o gerente do fórum, Durval Vieira, “as empresas ligadas ao petróleo e ao gás estão tomando uma série de medidas para se adaptar a este cenário desafiador, como, por exemplo, dando férias coletivas e home office aos funcionários, mas, mesmo assim, tiveram que reduzir o investimento total, por exemplo, a Petrobras passou de 12 para 8 bilhões de dólares”.
Para o gerente, o impacto é grande, mas a crise é passageira. “A expectativa é que em 6 meses os investimentos sejam retomados. A China, inclusive, já dá sinais de crescimento no comércio exterior, pois vende e compra produtos brasileiros como a celulose, granito e outros produtos”, analisa Durval.
Para acelerar esse processo de retomada em território capixaba, o gerente reforça o pedido da Findes para que o Governo do Estado utilize os recursos do Fundo Soberano para investir, principalmente em obras de infraestrutura como na construção civil e financiamentos imobiliários.
As respostas da pesquisa do Fórum de Petróleo e Gás da Findes foram coletadas de forma online entre os dias 30 e 31 de março com 199 respostas validadas de empresas capixabas. A pesquisa teve como foco os principais segmentos da cadeia que contemplam: comércio, construção civil, engenharia e projetos, metalmecânica e indústria geral.
Na parte de sugestões, em resumo, os empresários pedem que sejam ampliadas as informações e os dados sobre oportunidades de negócios, realização de capacitações, encontro de negócios entre grandes empresas e potenciais fornecedores e ajuda na divulgação de seus produtos.
Fonte: Elimar Lorenzon