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Postado em 21 de julho de 2022 | 17:33

Porto do Rio de Janeiro celebra 112 anos

O  Porto do Rio de Janeiro completa 112 anos e a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), responsável pela administração do porto, comemora a data com diversos projetos em andamento para a melhoria da infraestrutura aquaviária e terrestre, a elevação dos níveis de segurança, além da busca de novos negócios e mais sustentabilidade. Com as ações, a autoridade portuária objetiva aumentar a eficiência logística, visando o crescimento da movimentação de cargas e maior competitividade no mercado.

Um dos projetos de Gestão Portuária diz respeito à implantação do VTMIS (sigla inglesa para Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações) no Porto do Rio de Janeiro, que também vai contemplar o Porto de Niterói, no intuito de melhorar a eficiência e a segurança nos acessos aquaviários aos portos e aperfeiçoar o controle do tráfego aquaviário na Baía de Guanabara. Na primeiira fase do projeto, a implantação de um Local Port Service (LPS) deverá estar concluída até o fim deste ano. Além disso, a companhia trabalha para que o LPS tenha um moderno Subsistema de Monitoramento Ambiental (SMA), visando reduzir os riscos de acidentes ambientais.

Também foram iniciados os trabalhos com vistas à implantação, no Porto do Rio de Janeiro, do software de calado dinâmico ReDRAFT para o cálculo da Folga Dinâmica Abaixo da Quilha (FDAQ). O sistema avalia o risco de toque da embarcação no fundo a partir da interpretação de dados meteo-oceanográficos medidos em campo e em tempo real, de previsões meteorológicas, da modelagem hidrodinâmica do porto e de levantamentos batimétricos oficiais, a fim de simular os possíveis calados seguros, auxiliar no planejamento das janelas de manobras e reduzir os custos com dragagens de manutenção.

Em novembro do ano passado, a autoridade portuária inaugurou o novo Portão 32, no Caju, projetado para receber o tráfego da Avenida Portuária, com quatro ‘gates’ reversíveis e automatizados. O acesso modernizado agilizou a dinâmica de entrada e saída do porto, facilitando as manobras dos caminhões e reduzindo o tráfego urbano.

Recentemente, a Docas do Rio iniciou a execução de outros projetos de modernização da infraestrutura terrestre e de acostagem do Porto do Rio de Janeiro, que resultarão em ganhos de performance das operações portuárias e de eficiência logística. No Cais da Gamboa, os destaques são as obras de reforço do cais, que possibilitarão o aprofundamento dos berços para atracação de navios Panamax, com maior demanda de calado; e as obras de repavimentação das vias rodoviárias internas para adequação da infraestrutura terrestre à dinâmica operacional do porto. Já no Cais do Caju, a companhia destaca a obra de remodelagem das linhas férreas que atendem as manobras ferroviárias destinadas e procedentes dos terminais de contêineres.

Projetos futuros – Está em fase final de desenvolvimento pela Docas do Rio o novo Sistema de Programação Ferroviária para os Portos do Rio de Janeiro e de Itaguaí, cujo objetivo é a melhoria do processo de planejamento e da eficiência na execução das manobras, mitigando inclusive os conflitos com o modal rodoviário. Neste mesmo contexto, mas com foco também na segurança, a companhia está finalizando os procedimentos internos para abertura de certame licitatório visando a contratação das obras de iluminação de toda a Av. Rio de Janeiro, via interna do Porto do Rio de Janeiro, que liga o Cais de São Cristóvão aos Terminais de Contêineres e de Veículos, e recebe todo o fluxo rodoviário dos portões 32 e do Caju.

 

 

 

Fonte: Portos e Navios


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